Coach, você faz perguntas demais!

Antes de atirar suas pedras, leia o conteúdo. Nós sabemos que “o coaching é a arte de fazer perguntas poderosas” e sabemos que para conduzir um bom processo de coaching, o profissional do lado de cá da mesa vai precisar fazer muitas perguntas para a pessoa que está do lado de lá. Até aí tudo […]

00
O corpo explica

Antes de atirar suas pedras, leia o conteúdo.

Nós sabemos que “o coaching é a arte de fazer perguntas poderosas” e sabemos que para conduzir um bom processo de coaching, o profissional do lado de cá da mesa vai precisar fazer muitas perguntas para a pessoa que está do lado de lá. Até aí tudo bem, mas a questão é: QUANTAS PERGUNTAS SÃO NECESSÁRIAS PARA SE DESCOBRIR A VERDADE?

Se você disser que o coach precisa fazer tantas perguntas quantas forem NECESSÁRIAS PARA O CLIENTE CHEGAR À RESPOSTA você errou. Nós sabemos que foi assim que você aprendeu, mas isso está errado e você só vai entender o que estamos propondo aqui se você abrir um pouquinho o seu filtro. Não estamos aqui para desmerecer nenhum coach, muito menos diminuir o valor da técnica do coaching.

Estamos aqui para abrir os seus olhos para uma mudança que está acontecendo no desenvolvimento humano para que você não fique para trás “apenas fazendo perguntas”.

Os profissionais do futuro não farão perguntas para descobrir, mas sim para confirmar

A princípio essa pode parecer uma diferença muito sutil, mas se olhar de perto perceberá que na verdade trata-se de abordagens absurdamente diferentes.

Um profissional que faz perguntas para TENTAR DESCOBRIR alguma coisa tem um poder infinitamente menor do que o profissional que faz perguntas apenas para CONFIRMAR O QUE JÁ SABIA. Podemos dizer que um já sabe para onde vai desde o início, enquanto o outro vai tentando descobrir ao longo do caminho, ao longo do processo. São pontos de partida absolutamente diferentes e consequentemente o ponto de chegada também.

Quem faz perguntas para tentar descobrir o que está acontecendo com a pessoa do outro lado da mesa nem sempre consegue encontrar, nem sempre consegue fazer a outra pessoa descobrir o que ela precisa para ter o resultado que quer ou ter a mudança de vida que ela tanto busca. Agora, quem faz perguntas para confirmar as verdades que já sabe sobre a pessoa do outro lado da mesa vai trilhar um caminho extremamente mais assertivo e sempre garante o destino.⠀

TÁ SUBJETIVO? Vamos colocar um pouco de praticidade no ar e deixe-nos fazer algumas perguntas apenas para confirmar algumas coisas a seu respeito:

Você garante o resultado do seu cliente

Ou ainda acredita que a responsabilidade pelo resultado é do cliente, ou no máximo 50% de cada? Se você for esse tipo de profissional, cuidado, eles estão perdendo cada vez mais espaço para os que garantem E ENTREGAM.

Quando você começa um atendimento VOCÊ JÁ SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O CLIENTE ou você vai descobrir ao longo do processo, na medida em que ele responde suas perguntas?

Até bem pouco tempo atrás todos os profissionais trabalhavam assim, mas por conta da pouca eficácia dessa forma de trabalhar e do aumento da exigência dos clientes por respostas absolutas, os profissionais tiveram que escolher uma abordagem com pontos de partidas mais claros e mais precisos. Se você ainda está trabalhando do jeito antigo, cuidado, essa forma de trabalhar já está obsoleta e vai morrer de vez em pouco tempo.

VOCÊ DUVIDA QUE SEJA POSSÍVEL TER A RESPOSTA CERTA PARA QUALQUER PROBLEMA DAS PESSOAS E NÃO DEPENDER DE TANTAS PERGUNTAS PARA RESOLVER O PROBLEMA?

É bem possível que você duvide, mas só acontece pelo fato de você ter ouvido repetidamente que isso é impossível. Agora quer ouvir o pior? Você ouviu que isso era impossível, de pessoas que precisavam fazer tantas perguntas quanto você precisa fazer hoje.

Agora, vem uma pergunta que realmente é CURIOSIDADE. VOCÊ QUER CONTINUAR ACHANDO QUE É IMPOSSÍVEL TER A RESPOSTA CERTA PARA AS PESSOAS SEM PRECISAR FAZER TANTAS PERGUNTAS OU VOCÊ SE ARRISCA A DESCOBRIR UM MUNDO NOVO?

Se você quiser entrar nesse mundo novo, anote aí algumas dicas.

Lembrando que você não precisa concordar conosco antes de entender tudo que você precisa para construir o seu novo ponto de vista, mas é importante que primeiro você se permita, desligando um pouco o seu filtro e ativando o seu modo curioso, descobridor, que questiona para entender, não para – apenas tentar – derrubar o novo jeito de pensar e de atuar.

Vamos para as três dicas – ou pistas – desse novo mundo.

✅ DETERMINISMO: para se conseguir esse nível de atuação é preciso abrir mão de tudo que não tem resposta e de tudo que deixa margem para subjetividade, confusão ou fuga para a outra pessoa.

✅ NÃO PROCURAR EM TODOS OS CANTOS: cada ser humano é um universo particular, uma miniatura encarnada desse imenso universo em expansão, com suas dificuldades e complexidades particulares. Mesmo assim, essas miniaturas seguem um padrão existencial que pode ser dividido em cinco partes.

Quando você entender como o corpo e a mente de uma pessoa são formados, registrando seu modo existencial no seu sistema nervoso, você entenderá que dentro de todas as pessoas têm as respostas certas e que dividindo o mundo dela em cinco partes você encontrará facilmente a resposta certa.

Essas partes são os traços de caracteres da nossa mente, que são formados enquanto a medula se mieliniza, desde o útero até mais ou menos cinco anos de idade, formando a configuração básica do nosso sistema nervoso. 🧠

⚠ Aí, a MATEMÁTICA DA VIDA vai ficar assim:

a) Se uma pessoa pode ser dividida em cinco partes eu não tenho mais um mundo todo para procurar, eu tenho “cinco cantos”. Se dividir essa pessoa em cinco partes, eu tenho cinco partes que representam cada uma 20% de quem essa pessoa é.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
b) Se eu entender como a mente molda o formato do corpo, eu vou saber quais dos “cinco cantos” dessa pessoa são mais importantes pra ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
c) Usando corretamente o poder do determinismo você vai poder descartar tudo que não vai fazer sentido para essa pessoa e vai ter um ponto de partida muito claro na sua pesquisa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
d) Você não vai mais fazer perguntas para tentar descobrir onde tem alguma coisa interessante, você vai fazer perguntas apenas para confirmar o que você encontrou dentro dos 20% do mundo que mais importa pra ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seria mais ou menos como procurar uma agulha em apenas 1/5 (20%) do palheiro. Vai ser sempre MUITO MAIS FÁCIL.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E por último a gente vem para a nossa terceira e última dica. Talvez a mais importante para o atual momento do desenvolvimento, incluindo o coaching e qualquer outra técnica ou abordagem de apoio mental, emocional ou social.

✅ ENTREGAR A RESPOSTA COM O NOME CERTO.

Talvez o maior problema do desenvolvimento humano hoje são as “meias verdades”. E o que nós aqui chamamos de “meias verdades” são aquelas soluções que são entregues para as pessoas, mas elas não têm total certeza do que foi que aconteceu com elas, se elas tiveram apenas um RESULTADO circunstancial para suas vidas, se elas receberam um ALÍVIO para suas dores ou se elas encontraram a CURA DEFINITIVA para sua dor existencial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É preciso “jogar um pouco mais limpo” com as pessoas, a começar por você mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há quanto tempo na sua vida, você vem buscando curas para dores que você já se acostumou a deixar de lado, vivendo de pequenos alívios, resultados que te motivam a continuar a vida deixando a dor um pouco de lado❓
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SE VOCÊ NÃO TIVER CORAGEM DE ENTRAR NESSE MUNDO PELOS OUTROS, ENTRE PELO MENOS POR VOCÊ. 🌎🚪🚶‍♂
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Talvez você não tenha coragem ainda de GARANTIR para uma pessoa que VOCÊ VAI resolver o problema dela. E tudo bem, isso não te torna um profissional menor, nem nada do tipo. Você pode continuar repetindo – profissionalmente – o que você vem ouvindo há muito tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas talvez tenha chegado o momento de você se permitir um pouco mais, não pelos seus mestres, pelos seus mentores ou pelas suas referências intelectuais, profissionais ou até mesmo científicas, mas por você pessoa, ser humano que quer respostas para a sua própria vida.

Coaches fazem perguntas demais, mas as pessoas estão ficando sem respostas

E quer saber a verdade? ESTE TEXTÃO NÃO FOI PARA TE VENDER UM CURSO, UMA FORMAÇÃO OU ALGO DO TIPO PARA TE MELHORAR COMO PROFISSIONAL.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi para te provocar a parar de ouvir “meias verdades” sobre o que realmente está acontecendo contigo. O mundo do desenvolvimento humano está mudando e você não pode ficar de fora disso, nem enquanto profissional, muito menos enquanto pessoa.

O formato do seu corpo explica o que acontece na sua mente.

Além disso, ele revela as verdades sobre os problemas que você vive.

Você pode usar isso para ajudar melhor as pessoas, mas nós ficaríamos muito felizes se você se permitisse mergulhar nesse universo primeiro por você. Permita-se existir de verdade, sair de casa para conversar com as pessoas sem usar a capa de super-herói intelectualizado e tentar, pelo menos por alguns dias viver a sua própria vida EXIGINDO RESPOSTAS, questionando frases de impacto e explicações soltas que vêm acompanhadas de um “talvez”, “pode ser que”, “eu acho”, “de repente” ou um maldito “quem sabe”.

Temos sido muito criticados, atacados e questionados por usar uma abordagem tão determinista em nossos processos, nas nossas pesquisas e nos nossos ensinamentos. E quer saber? A gente nem liga. Não dormimos com as críticas, dormimos com os casos e mais casos de transformação e cura que ninguém tinha conseguido resolver até a nossa chegada.

ENTRE O DETERMINISMO E A DÚVIDA, NÓS VAMOS SEMPRE FICAR COM O DETERMINISMO. ELE CURA!

A dúvida vem sendo utilizada mais para desviar-se da verdade do que para testá-la. A nossa coragem de usar o determinismo estimula o outro a encontrar coragem de testar a verdade sem ter como se desviar dela. Esperamos muito que você possa ter a oportunidade de ficar cara a cara com a verdade absoluta sobre a sua vida a ponto de não ter dúvida de qual caminho seguir e que depois, é claro, você se torne esse profissional que faz isso pelas pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por uma vida com menos perguntas e mais respostas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#OCorpoExplica

Assuma para si mesmo que tem coisas na sua vida que nem Deus respondeu ainda e desculpe te desapontar, mas Ele vai continuar sem responder. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No comments found.

Veja mais na categoria

Power by::