Categories: O corpo explica

10 Incríveis conexões entre a mente e o corpo

[et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.17.6″][et_pb_row _builder_version=”3.17.6″ make_fullwidth=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_image _builder_version=”3.17.6″ src=”http://blog.ocorpoexplica.com.br/wp-content/uploads/2018/11/60223162_ml.jpg” /][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

O que se passa no cérebro geralmente se resume à troca entre neurônios, conseguida pelo movimento de produtos químicos conhecidos como neurotransmissores. Se você já usou antidepressivos, por exemplo (um em cada dez americanos já usam), ou tentou racionalizar o seu hábito de comer chocolate, você pode reconhecer nomes como “serotonina” ou “dopamina”. Estes são apenas dois dos neurotransmissores que cientistas já identificaram, e eles estão, pelo menos parcialmente envolvidos na experiência humana de felicidade.

Mas, como a recente pesquisa mostra, o cérebro em sua cabeça não é o único órgão usando neurotransmissores ou regulando o seu humor como resultado. Embora incapaz de ter pensamentos conscientes como conhecemos, o estômago humano utiliza sua própria rede neural não muito diferente do cérebro. Quando os cientistas estudando isso querem soar impressionantes, eles chamam isso de “Sistema Nervoso Entérico” (ou ENS), mas o resto do tempo eles chamam de Pequeno Cérebro.

Assim como Ratatouille “O Pequeno Chefe”, este ventríloquo da mente humana está obcecado com assuntos gastronômicos, ajudando a coordenar os processos digestivos, mas também afetando o humor através da comunicação com o grande cérebro. Embora historicamente se pensava que os transtornos do humor interrompiam o apetite e a digestão, a evidência emergente sugere que a relação pode ser revertida, e que este cérebro realmente desencadeia as mudanças de humor (por razões que não conseguimos explicar), bem como afeta a memória, cognição e outros processos mentais em uma tentativa desesperada de obter mais atenção.

Se redefinir “intuição” não fosse suficiente, acredita-se agora que a ENS pode ter um papel central na gestão e até mesmo na causa de certas doenças crônicas. Já que a digestão humana já é conhecida por envolver várias bactérias simbióticas e parasitas, não é um trecho para algumas destas bactérias pegar uma carona em um hormônio falhando e fugir do trato digestivo, causando estragos em outro lugar no corpo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

O Corpo Explica

View Comments

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

3 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago