Já ouviu histórias de pessoas que quase morreram com o término de um relacionamento? Ou consegue se lembrar de alguém que vive em um relacionamento fracassado com medo de não conseguir ser feliz depois? É claro que tanto em um caso quanto em outro, o “PARA SEMPRE” pesa toneladas e toneladas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas a verdade é que as pessoas não sabem o que é amor. Elas não foram amadas nem o suficiente e nem da forma correta, por isso não tiveram a capacidade de desenvolver amor por si mesma e agora vivem dependendo do amor dos outros, dos pais, do seu par e do que ela chama de Deus.
Você tem amor suficiente por você para não depender do amor de absolutamente ninguém? Porque do lado de cá o que mais temos visto são “pessoas doentes por causa do amor”. E isso acontece porque o mundo está tão tão tão escasso de amor e de pessoas saudáveis que mais de uma vez eu já ouvi de pessoas em fase de término de relacionamento:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas não existe ninguém 100% saudável. Será que vou conseguir amar outra pessoa como amo essa?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela usa esse tipo de frase para justificar o motivo pelo qual ela precisa ficar e aceitar um relacionamento doente para sua vida. Mas espere aí… e se eu te garantisse que existissem pessoas 100% saudáveis para você construir o relacionamento dos seus sonhos, você continuaria nessa relação que você está? EU DUVIDO.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se existisse abundância de pessoas saudáveis com possibilidade de viver o amor dos seus sonhos a cada esquina as pessoas se forçariam a ser mais saudáveis ao invés de se acomodarem na doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Ah Vanessa, mas isso é a maior coisa que eu já senti por alguém na minha vida, não tem como eu sentir algo maior que isso por ninguém…”
TEM SIM… EU TE GARANTO.
Se você estiver 100% saudável tem. Tem como sentir TUDO e muito mais. Do lado de cá nós vemos esse filme se repetir diariamente. A mesma cura que liberta uma pessoa da dependência de amor de alguém, também torna essa pessoa saudável o suficiente para construir amor por si e para atrair outro alguém saudável para compartilhar esse amor. Mas agora por opção, por escolha, por liberdade e por desejo de vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não mais por dependência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas Dra, existem tantas pessoas no mundo e tão poucas pessoas saudáveis que vai ser muito difícil eu encontrar alguém tão saudável assim e eu vou correr o risco de ficar sozinha”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A possibilidade de encontrar “um amor maior” no mundo se VOCÊ se fizer saudável é incrivelmente grande.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O grande desafio é ter a coragem de tentar começar construir uma vida onde você não dependa do amor de ninguém. Onde você consiga deixar o outro ir, mas ele prefira ficar com você… e ao ficar, ele não se prende, vocês constroem juntos um momento de amor, de cumplicidade e de êxtase.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste lugar, o passado não prende, não gera fatura, não impede que o outro siga sozinho. E quer saber o que é o mais legal desse amor? É que ELE NÃO É PRA SEMPRE.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pessoas saudáveis não se vinculam eternamente a outra por obrigação, por compromisso, por dívida, por falta de opção ou por medo de se arrependerem. Pessoas saudáveis se vinculam pelo prazer de viver hoje e pela possibilidade de reviverem isso amanhã também. Mas nunca pra sempre, no máximo só até amanhã. Quando esse hoje e até amanhã se repete, histórias lindas e incríveis são construídas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E quando acaba? Quando acaba, acaba. Acaba a relação, mas não a vida. Acaba a relação, mas não o amor, porque o meu amor eu carrego comigo e o outro carrega o dele com ele. É assim que você deve fazer. Enquanto estiverem juntos, você compartilha O SEU amor com ele e o outro compartilha O AMOR DELE com você. Se você não tiver amor suficiente por você para viver sem o dele, você passou a depender do outro e a sua doença vai adoecer a relação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando isso acontece, o adulto saudável tem que seguir sozinho. O adulto saudável não fica para curar o outro, nem para cuidar, ele segue para a vida e vive.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Nossa Vanessa, agora você pegou pesado”. Eu peguei pesado? Quem pegou pesado foi à pessoa que falou a frase: QUEM AMA CUIDA.
Você nunca vai ouvir uma pessoa saudável, vivendo uma vida incrível, sendo feliz, amando e sendo amada, repetindo essa frase.
Quem ama… se faz saudável, atrai pessoas saudáveis e gera pessoas saudáveis. Quem ama cuida DE SI.
QUALQUER RELACIONAMENTO FRACASSADO TEM CHANCES.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que assusta as pessoas é a descoberta de que suas maiores chances não são dentro desse relacionando fracassado. Se fracassou, acabou, se acabou… acabou. Não tinha que ser pra sempre, tinha que ser “pra hoje e até amanhã”. Se não tem pra hoje é porque acabou ontem e é hora de seguir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dedique-se a se tornar 100% saudável e ter uma vida INDEPENDENTE de qualquer pessoa no mundo.
Todos os cinco traços de caracteres conseguem se livrar da dependência amorosa, da “prisão relacional”. O mais legal é que o formato do corpo de uma pessoa sempre vai mostrar que ela vive um relacionamento sem sentido, sem vida, sem sexo, sem amor e sem futuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de mostrar ele vai explicar o motivo pelo qual ela se meteu nessa relação e também vai deixar claro pra ela o motivo pelo qual ela precisa sair dele, como ela deve fazer isso e o quanto isso vai garantir pra ela uma vida feliz acompanhada por um outro adulto saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Amor por dependência não é amor e pra sempre é muito tempo e demora a passar se não houver felicidade, vibração e prazer. Quando as pessoas forem livres para “trocar de amor” elas terão condições de perceber que na verdade elas precisam mesmo é aumentar o amor… e aumentar o amor não pelo outro, mas por si.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você leu esse texto até aqui, compartilhe o seu sentimento com a gente e compartilhe esse texto com mais pessoas. Enquanto houver a “escassez de amor” dentro de uma pessoa, nunca haverá saúde absoluta nela. As pessoas precisam descobrir que “é possível viver um amor maior”, ajude-nos a contar para elas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra. Vanessa Cesnik
Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…
A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…
O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…
E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…
Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…
Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…
View Comments
Ninguém pode dar o que não tem. Se alguém convive consigo mesma uma vida inteira e não consegue se amar, como pode esperar ,tão derepente , sem aviso prévio, amar e ser amada? Aquele ser que se une ao outro até que a morte os separe , só é feliz quando busca a felicidade do outro. É dando que se recebe. Cada um dá o que tem no coração, cada um recebe com o coração que tem. O verdadeiro amor busca compartilhar e buscar a felicidade do outro..
Só assim ,na reciprocidade de doação e desapego de si mesmo, completam-se num único ser indivisível , empenhado em completar o outro. É a síntese de dois em um , através de um sentimento inexplicável. O amor os une num único coração que passa a pulsar na mesma cadência, no mesmo ritmo. Dizia o poeta em versos universais 'amor eterno enquanto dure" mas o verdadeiro amor ultrapassa a vida, até que a morte os una para sempre.
Boa noite!
O texto é forte, mas necessário!
Recentemente descobri que tenho forte indício de dependência emocional. Pior ainda me liguei intensamente a alguém.
Estou tentando tratar esse problema e o que mais machuca é saber que a principal causa da dependência emocional e o abandono de si mesmo, a baixa autoestima e a falta de amor próprio.
Obrigada Dra Vanessa e o pessoal do OCE, pelo belo trabalho!
Maravilhoso esse texto. Deixa muito claro que amor é liberdade. Amor é viver o presente. Amor não é sofrimento.
Grata
Me chamo Raquel Souza @raquelsouza.t1m e tenho 29 anos e sou de Brasília.
Ano passado iniciei um processo de autoconhecimento, passei por um processo de coaching e até me formei em coaching. Deu um upgrade em várias áreas da minha vida e achei que a amorosa estava ok, até o dia em que minha ex namorada disse que ficou e estava apaixonada por outra pessoa. Fiquei em choque e não lidei nada bem com isso. Para mim, nós tínhamos um relacionamento aberto a diálogo, honesto e tudo mais... fiquei sem chão em um turbilhão de emoções. depois de um tempo eu parei pra pensar e vi que ela tentou me dizer que gostaria de ficar com outras pessoas e foi dando pistas de que nosso relacionamento não estava indo bem e eu não ouvia, sempre mudava de assunto... Meus planos eram pedir ela em casamento, morar juntas e tudo mais, mas eu não escutava que ela não sabia se ela compartilhava desses meus planos...
Sinceramente olhando pra trás eu percebo o quanto fui egoísta e fui conversando com ela para reatarmos, e chegamos a reatar, mas não era mais a mesma coisa. Ela propos um relacionamento aberto e eu não aceitei, até por que já tivemos uma experiência assim há um ano atrás e eu fiquei com tanto ciúmes que fechamos o relacionamento... ela estava confortável e eu não. Dessa vez eu simplesmente neguei e chegamos a conclusão de que o caminho era terminar e cada uma seguir suas vidas.
O problema é que ainda a amo, foi um término recente, mas não consigo desapegar. Sinto que é apego mesmo, a ter alguém, a poder contar com alguém... e a saudade pega pesado pois o nosso relacionamento se colocado na balança, era ótimo. As vezes eu penso, por que não aceitar o relacionamento aberto e tentar criar um novo relacionamento mais leve? Mas não sei se consigo... temo estragar o que hoje rotulamos de amizade...
Hoje e depois de ter lido esse texto eu percebo que eu era dependente dela e ela de mim... isso não nos fazia bem... eu iniciei uma mudança para ser independente nas outra áreas da vida, mas com a "segurança" de que na vida amorosa estava tudo bem e na fantasia do para sempre...
Agora percebo que era pesado.. pra ela e pra mim. Eu estava longe de ser saudável, e ela quis viver coisas novas e foi...
Preciso mudar, por mim e não por ela.. eu tenho essa consciência... coloquei o meu amor nas mãos de uma pessoa e isso é muito grave! Ler que todos os cinco traços de caracteres conseguem se livrar da dependência amorosa, da “prisão relacional” me dá um alivio!
Mas por onde eu começo?
Abraço!