Já percebeu como são os atendimentos em lojas e locais que você costuma frequentar?
Na maioria dos casos, as pessoas acabam se comunicando da mesma maneira, sem adequar o perfil das pessoas com quem se relacionam, ou atendem.
Com certeza você já assistiu alguma dessas situações.
Isso acontece porque estamos habituados a nos comunicar sempre da mesma forma todos os dias.
Nosso corpo entra em um modo automático de comunicação, assim nos comportamos de uma mesma maneira.
Existem diversos estudos e metodologias que foram desenvolvidas para melhorar essa forma de comunicação considerando nosso perfil comportamental.
Aqui vamos ver uma das maneiras de identificar alguns padrões de comportamento, que pode ser usada para autoconhecimento, evolução pessoal ou profissional.
A teoria DISC é uma metodologia desenvolvida para analisar o perfil comportamental das pessoas.
Em 1928, William Moulton Marston publicou o livro “As Emoções Das Pessoas Normais” que foi a origem de todos os instrumentos para a criação da teoria DISC, que é uma das ferramentas mais conhecidas para análise dos perfis comportamentais.
Uma curiosidade sobre Marston é que ele foi o criador da Mulher Maravilha, com a intenção inspirar crianças e jovens, na década de 30, a terem autoconfiança trazendo a ideia da feminilidade forte, livre e corajosa.
Se quiser saber mais sobre a história do professor Marston, aqui tem o trailer do filme que foi baseado em sua história.
Também foi o inventor do Teste de Pressão Arterial Sistólica, o polígrafo, ou detector de mentiras. Como preferir.
Lembra-se da arma da Mulher Maravilha?
O laço da verdade!
Intrigante, não?
Apesar do polígrafo ser usado como um detector de mentiras, o objetivo de Marston era que ele fosse usado para que as pessoas se conhecessem melhor.
Em sua teoria, a expressão comportamental das emoções poderia ser categorizada em 4 tipos primários.
Cada letra do DISC significa um tipo primário.
Como tinha pouco interesse conceitos teóricos sobre temperamento e personalidade, acabou não desenvolvendo um instrumento para que seu modelo fosse aplicado.
Na década de 40, Walter W. Clarke criou um teste, usando um checklist, para seleção de pessoal e descobriu que uma lista de adjetivos comuns era usada para descrever as pessoas.
O resultado deste teste gerou quatro fatores identificados nas pessoas que responderam à pesquisa: agressivo, sociável, estável e esquivo.
Assim, ele concluiu que os dados seriam melhores explicados pelo modelo de comportamento humano de Marston.
Nos anos 50 um membro da equipe da Walter Clarke Associates desenvolveu um assessment chamado de Self Description, dando suporte empírico à teoria de Marston.
Na década de 70, John Geier usou o Self Description para criar o Personal Profile System e com a criação de uma empresa, hoje conhecida como Workplace Learning Solutions Group at Wiley, publicou pela primeira vez o DISC Assessment.
A principal contribuição de Geier não foi apenas na publicação do teste do DISC, mas sim na melhor compreensão daquilo que Clarke chamava de 15 padrões básicos.
Geier usou os padrões em entrevistas clínicas e extraiu informações que foram usadas para criar descrições mais aprofundadas sobre os padrões de comportamento.
Em 1994 uma nova versão do DISC foi criada, com alguns dados sendo removidos e outros criados para dar mais credibilidade ao método.
Esta é a versão utilizada nos dias de hoje.
As evoluções seguintes vieram apenas com a maneira que os gráficos foram sendo gerados, saindo de barras e agregando discos, e a aplicação do método de análise nos mais diversos setores organizacionais e pessoais.
Os testes de personalidade feitos através do DISC trazem uma visão sobre o comportamento de cada pessoa.
Você responde um questionário com várias perguntas que vão analisar os seus padrões comportamentais.
As respostas devem ser intuitivas e espontâneas.
Quando fizer um teste DISC, responda com transparência e sinceridade aquilo que é mais natural para você em cada pergunta.
É importante que você não fique pensando em situações.
O resultado da avaliação DISC trará um determinado perfil predominante para o seu tipo de comportamento.
Não existe um perfil melhor do que o outro!
O que você vai descobrir com o resultado do teste poderá ser usado para que você conheça seus pontos fortes e também pontos que você pode trabalhar para melhorar.
Uma análise comportamental eficaz te dará oportunidade de se conhecer melhor e potencializar sua performance para alcançar os seus sonhos e suas metas de vida.
O objetivo principal do teste de personalidade pelo método DISC é avaliar o comportamento das pessoas com a intenção de encontrar melhorias em suas características comportamentais, como motivação, medos, limitações.
Então, o teste do seu perfil comportamental não serve para avaliar perícia e intelecto, além de não considerar experiência e maturidade.
Estudo feito pela TTI Success Insights
É natural que você se sinta bem fazendo determinadas atividades e outras pessoas não.
Cada pessoa é única e tem uma combinação de cada tipo de perfil DISC.
Dependendo da combinação que há em você, um cargo de liderança pode te deixar desconfortável, ou lidar com pessoas sistemáticas pode ser difícil.
Entender os tipos de perfis te traz um novo olhar sobre como você responde a certas situações, o que realmente te motiva, aquilo que te causa medo ou ainda como você é visto pelas pessoas.
Um estudo feito pela TTI Success Insights em 2014 mostrou que a maioria das pessoas ao redor do mundo têm perfis predominantes entre S-Estabilidade e I-Influência.
O mesmo estudo foi repetido em 2017 e poucas mudanças foram observadas.
No Brasil, os perfis DISC estão divididos entre, de acordo com o estudo de 2017:
Conheça cada tipo e suas características.
Personalidades do tipo Dominância costumam tomar ações, são ativos e movidos por desafios.
Gostam de autoridade, competição e sucesso.
Têm medo de perder o controle ou alguém tirar vantagem deles.
São reconhecidos como autoconfiantes, diretos e não ter medo de se arriscar.
Podem ser impacientes, intensos e exigentes.
Quando interagem com outras pessoas podem ser agregadores, tendo como objetivo o cumprimento de metas. Não tem medo de mudanças e questionam como as coisas funcionam. Estes traços podem trazer inovações.
Gostam de ambientes que geram competição e precisam saber que seu trabalho é útil para alcançar metas.
Por não terem medo de mudanças e serem questionadores, podem ter pouco respeito às autoridades, sendo mais confrontadores.
Tendem a se envolver em muitas atividades ao mesmo tempo e não se identificam com rotinas.
Os perfis do tipo Influência são ativos, encorajam a colaboração, orientadas à pessoas e extrovertidas.
Se preocupam com o seu reconhecimento.
Gostam de atividades em grupo e relações mais harmoniosas e de amizade, dão muito valor a relações pessoais, pois tem medo da rejeição, desaprovação ou de serem ignoradas.
São vistas como entusiastas, com um certo charme, falantes e otimistas.
Podem ser impulsivas e desorganizadas.
Sabem persuadir de forma amistosa.
O perfil do tipo Estabilidade gosta de se manter estáveis, buscam segurança e se importam com as pessoas.
São pessoas pacientes, gentis, amigáveis e humildes.
Costumam anular parte de suas vantagens em prol do desenvolvimento dos outros.
Gostam de ambientes onde possam ser leais, compromissados e que tenham oportunidade de ajudar outras pessoas.
Tem medo de mudanças, pois isso pode tirar sua estabilidade, ou de ofender outras pessoas.
São sensíveis a críticas e demoram para se adaptar a ambientes que sofrem mudanças constantes.
Os perfis do tipo Conformidade valorizam regras, regulamentos e respeitam autoridades.
São analíticas e buscam o perfeccionismo.
Sua motivação pode ser a oportunidade de usar suas habilidades e ganhar conhecimento.
Por serem perfeccionistas, têm medo de serem criticadas ou estarem erradas.
Tendem a se isolar e analisar mais do que o necessário, mas também ajudam a equipe a manter a disciplina e fazer o que precisa ser feito.
Como são mais reservados podem parecer pessoas frias.
Muitas empresas usam a metodologia DISC para analisar o comportamento de seus funcionários, decidir ações e tomar decisões para terem melhores resultados.
Você também pode usar a metodologia para se desenvolver e se conhecer melhor, trabalhando em seus pontos de melhorias para alcançar mais rápido suas metas pessoais e profissionais.
Conheça também outras ferramentas para seu desenvolvimento e análise comportamental.
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