Esquizoide – Traços de Caracteres

Os esquizoides fazem parte de um grupo de cinco traços de caracteres.

“Alou? Você está prestando atenção no que eu estou falando? Tá viajando? Parece que você está no mundo da lua”.

Aposto que você deve conhecer pessoas assim, totalmente desconexas do mundo real. A sensação que é estão ali, apenas de corpo presente.

Enquanto você está tentando se comunicar, a mente ,desse perfil de pessoa, viaja mundo afora, imersa em ideias e pensamentos.

A menos, é claro, que você seja essa pessoa.

Estamos falando do traço de caráter do Esquizoide. 

Os esquizoides fazem parte de um grupo de cinco traços de caracteres, formados durante o processo de mielinização do corpo humano. Esse processo é fundamental na formação de qualquer pessoal.

Afinal, ele é um dos principais responsáveis por você ser assim, exatamente como você.

Ele tem o importante papel de modelar o corpo e, também, a mente de uma pessoa. Isso com base nas interações que cada um de nós irá estabelecer com o meio, que vivemos e percebemos.

Mas esse não é o foco, se você quiser saber mais sobre a mielinização, bem como os demais elementos do processo, eu te faço um convite. Confira o nosso artigo:

No artigo de hoje vamos falar sobre o traço das pessoas que vivem no mundo da lua. Presas por horas e horas em seus próprios pensamentos. Portanto, acompanhe-me nesta leitura e descubra se esse é o seu traço.

Origem do esquizoide

Para entendermos mais sobre a origem e formação de qualquer traço de caráter, precisamos olhar para o processo de mielinização.

E, ao olharmos para ele, precisamos estar atentos a dois fatores muito importantes.

Qual é a fase vivida pela criança naquele determinado momento e qual é a parte do corpo que ocorre o processo.

É com base nesse período que vamos descobrir qual é a região que está sendo mielinizada. E com essa informação vamos saber qual é o traço de caráter que está sendo estimulado e desenvolvido.

Período de Formação do Esquizoide

Ao falarmos do traço do esquizoide, a fase que estamos nos referindo é a de gestação. Em um período que compreende a gestação e se encerra no primeiro mês de vida dessa criança.

Em outras palavras, é um período onde a criança vive basicamente no útero de sua mãe.

Esse é o meio com o qual ela interage.

Se você já acompanhou o nosso artigo sobre mielinização, você já sabe que o estímulo responsável pela formação dos traços é a dor. Sugerimos, portanto, a sua leitura para compreender melhor o assunto.

Pessoas esquizoides possuem uma infinidade de recursos e que, quando bem aproveitados e estimulados, podem trazer resultados incríveis.

Dor Existencial do Esquizoide

Seguindo em frente, trata-se de uma grande dor, um trauma, percebido pela criança durante aquele determinado período.

E, olhando para o esquizoide, já sabemos que estamos falando sobre a fase em que a criança está dentro da barriga de sua mãe. Nesse momento, toda a percepção de vida que ela tem está relacionada a essa barriga.

De um modo mais claro, esse útero representa absolutamente tudo para ela. Portanto, a sua interação se resume à percepção que ela têm sobre esse útero estar agradável ou não.

Mesmo sem ter uma compreensão clara das coisas, ela deseja que aquele local, que representa o seu mundo, seja o melhor possível.

Mas nem ela, nem mesmo a mãe dessa criança, são capazes de controlar todos os fatores externos. 

E isso pode partir de várias razões. Problemas emocionais, dívidas, estresse e muitos outros motivos que afetam a vida dessa mãe.

Tudo isso colabora para que, no interior de si, mais especificamente no seu útero, as coisas não caminhem tão bem. E toda vez que essa criança se mexe, tentando interagir com esse meio, ela nota que algo não vai bem.

“Esse mundo não me quer, toda vez que eu existo, toda vez que eu me mexo, fica pior”.

É dessa frase que conseguimos perceber claramente a dor existencial do esquizoide. 

A dor da rejeição.

Ele se sente rejeitado e, a partir disso, ele passa a tentar interagir o mínimo possível com esse ambiente. Concentrando todas as suas energias na região que está sendo mielinizada, a cabeça.

Mas não se preocupe, não se trata de algo que irá apenas trazer dores e problemas.

Isso porque cada um dos traços, formados a partir de uma dor existencial, trás consigo habilidades incríveis e que aqui no’ Corpo Explica, nomeamos como recursos.

A vida e Recursos do Esquizoide

A partir daqui, já conseguimos entender que os esquizoides são pessoas que concentram muita da sua atenção e foco no que se passa dentro de suas cabeças.

Gostam de ficar sozinhos, sobretudo nesses períodos onde parece que estão apenas de corpo presente.

Além disso, dão muito valor às questões que concernem a lógica e a razão. Portanto, não espere tanto sentimentalismo deles.

Nem mesmo que eles consigam expressar suas emoções e sentimentos com facilidade. Aliás, quando se trata de questões emocionais, ele tenta ao máximo buscar razão para o que sente.

Mas, viver nesse mundinho, desconexo e cheio de lógica, traz para o esquizoide uma série de potencialidades.

Desse modo, pessoas esquizoides possuem uma infinidade de recursos e que, quando bem aproveitados e estimulados, podem trazer resultados incríveis.

Afinal, os esquizoides, vivendo no recurso possuem uma habilidade extraordinária de:

  • Racionalizar;
  • Imaginar;
  • e Criar.

Imagine toda essa capacidade criativa no desenvolvimento de novos projetos, criação de novos produtos, por exemplo. 

Sendo assim, quando os esquizoides são estimulados e convidados a externalizar essas habilidades, são momentos onde eles serão capazes de viver no seu recurso. Aproveitando o melhor que o seu traço de caráter tem para oferecer.

O Corpo do Esquizoide

Bom, já descobrimos como funciona a mente dos esquizoides, não é mesmo?

Mas não podemos esquecer que o processo de mielinização não serve apenas para moldar a mente de uma pessoa. O corpo também passa por um processo de transformação.

Em outras palavras, à medida que a mielinização avança ela contribui para a modelagem do corpo de uma pessoa. E, nos esquizoides, esse processo está concentrado na cabeça.

Mas, na prática, o que isso representa?

Conseguimos perceber a esquizoidia, em pessoas que possuem um pico elevado desse traço, facilmente na cabeça.

Os esquizoides possuem a cabeça alongada, com a testa bastante ressaltada.

E, ainda por ali, conseguimos notar aqueles olhos grandes e ressaltados. 

Além disso, é fácil perceber, no seu corpo, quinas, ossos saltados, pernas alongadas e finas. Isso em um corpo bem mirradinho.

Lembrando que, o seu corpo se desenvolveu assim pois foi o modo que ele encontrou para sobreviver naquele ambiente. 

Ele percebeu o mundo, do modo como percebeu, e a mielinização moldou o seu corpo e mente para que ele pudesse sobreviver nesse mundo.

Os esquizoides possuem a cabeça alongada, com a testa bastante ressaltada.

Conclusão e alinhamentos

E aí, conseguiu se identificar no traço de caráter do esquizoide?

É válido ressaltar que não irá existir uma pessoa exclusivamente esquizoide. Nem mesmo existirá uma pessoa que possui um único traço de caráter em sua formação.

Cada um de nós é formado por um conjunto deles. E isso vai depender do modo como cada um de nós percebeu o ambiente ao seu redor. O modo e a intensidade que lidamos com cada uma das dores dos traços de caráter.

Mas antes de concluirmos esse assunto, tem algo muito importante que precisa ficar bem claro.

Alinhamento

Aqui falamos sobre dores e recursos.

Viver no recurso, é algo simplesmente maravilhoso. Afinal, na prática do dia a dia, trata-se da realização de uma pessoa. Quando ela vive no recurso, ela é capaz de usar todas as habilidades e potencialidades inerentes a ele.

Entretanto, nem sempre será assim. Existem momentos onde essa pessoa entrará em contato com a sua dor. E não se preocupe, é perfeitamente normal, afinal, nem tudo está sob nosso controle.

O importante é não deixar que a vida se torne um ciclo de dor sem fim. Viver exclusivamente na dor, poderá ser desastroso.

E, conhecer mais sobre o processo de formação do corpo, permite que as pessoas possam conhecer melhor a si mesmas. Esse conhecimento permite que você descubra o motivo para que você pense e aja do modo como o faz.

Além disso, contribui para que você seja capaz de lidar melhor com os seus problemas.

E o mais importante disso é que:

É muito bom ser quem você é.

É muito bom ser esquizoide. 

A partir do momento que você aceita quem você é, e vive do modo como você realmente gostaria de ser, é que você poderá aproveitar ao máximo a sua vida. 

Deixe o seu comentário, compartilhe esse artigo e continue acompanhando o nosso site, e as nossas redes para conhecer mais sobre os outros traços de caracteres. 

E se você ficou interessado nesse assunto eu sugiro que acesse também os nossos outros conteúdos. Eles vão te ajudar a entender mais sobre você mesmo. A maneira como você age e pensa.

Isso vai te ajudar a lidar melhor com os problemas que você possa vir a enfrentar ao longo de toda a sua vida.

O Corpo Explica

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

2 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago