Home Office Funciona? Descubra o que só O Corpo Explica Explica

Conheça como cada um dos cinco traços de caracteres se relaciona com o Home Office. Quais são os pontos de atenção e o que eles precisam para atingir o seu máximo potencial.

00
O corpo explica
trabalho-mulher

O Home Office funciona? Descubra o que só O Corpo Explica

Recentemente, Elon Musk, diretor executivo da Tesla e dono de diversos tipos de empreendimentos, entrou para os noticiários com uma nova polêmica. Desta vez envolvendo os executivos das suas empresas que ainda estavam trabalhando na modalidade Home Office. 

Segundo suas próprias palavras o “Trabalho remoto não é mais aceitável”. Mas eu não estou aqui para falar dessa polêmica, das justificativas que foram dadas ou, até mesmo, escolher um lado pra dizer se isso é o melhor a se fazer. 

O que você vai ver neste artigo é um ponto que provavelmente você não viu em nenhum outro lugar. Aliás, talvez você tenha até lido ou escutado por aí que existem pessoas que conseguem se adaptar facilmente ao home office.  

Enquanto outras nem mesmo suportam a ideia de trabalhar remotamente. O que fica mais do que evidente quando analisamos a produtividade e os resultados obtidos após a implementação dessa modalidade. 

Agora, o que você talvez não saiba é que existe uma explicação bastante clara e fundamentada em princípios científicos que diz exatamente o porquê isso acontece. 

Portanto, se você já identificou com um desses dois casos que existem e quer saber os motivos por trás desse jeito de funcionar, acompanhe-me nesta leitura e descubra o que só o O Corpo Explica a respeito do home office. 

Cada um funciona diferente no Home Office 

Ninguém é igual a ninguém. Essa é a premissa básica que explica porque o home office não funciona da mesma hora pra todo mundo. 

Mas dizer que todo mundo é diferente é mais do que óbvio, não é mesmo? Aliás, isso você já deve estar mais do que cansado de ouvir. O ponto é, seria possível identificar, com mais clareza e assertividade, quais são essas diferenças? 

É aí que entra a ferramenta do mapa de caracteres. Ela é capaz de revelar qual é o percentual que uma pessoa tem de cada um dos 5 traços de caracteres.  

Essa é a mistura responsável por formar um ser único e cheio de características, tanto mentais quanto físicas, bastante distintas um do outro. 

E quando olhamos para essas características, fica muito mais fácil entender algumas formas de agir e funcionar das pessoas. Ainda mais quando levamos em conta qual é o seu principal traço de caráter. 

Em outras palavras, entender qual é o traço predominante de uma pessoa já é mais do que suficiente para saber como ela pensa, sente e age. E é claro que isso vai ter influência direta no seu dia a dia profissional. 

O que nos leva ao assunto deste artigo. Afinal, será que O Corpo Explica conseguiria explicar como as pessoas se comportam no home office levando em conta o seu principal traço de caráter? 

A Relação entre os Traços de Caracteres e o Home Office 

Como você já deve saber, e inclusive já foi expresso neste artigo, existe um total de 5 traços de caracteres. Sendo eles: 

Cada um tem a sua própria maneira de funcionar. É claro que ninguém é formado por apenas um dos traços. Porém, quando olhamos para o mapa de caracteres de uma pessoa, é bem provável que vamos encontrar algum traço de caráter predominante. 

E, mesmo que esse destaque seja relativamente baixo, o principal traço de uma pessoa vai sim ser o maior responsável pela forma de pensar, sentir e agir de uma pessoa. 

Agora que tudo isso já foi esclarecido, vamos entender como isso impacta os traços na hora de trabalhar em home office. 

Esquizoide 

Pessoas com predominância do traço de caráter esquizoide tem toda uma relação de intimidade com a solidão. Aliás, sabe aquela diferença entre solidão e solitude? Pois bem, é mais ou menos assim que ele lida com isso. 

Portanto, o home office não é nenhum problema para esse tipo de pessoa. Pelo contrário, ele gosta mesmo de ambientes assim, sem muita exposição e sem muito contato pra ele poder se concentrar naquilo que ele mais preza, as suas ideias. 

Portanto, se você quer extrair o máximo produtivo de um esquizoide, leve em consideração mantê-lo a distância, se é que você me entende. 

Só que existe uma ressalva, é claro. Nenhum traço consegue extrair bem os seus recursos se estiver na dor. E no caso do esquizoide isso não vai ser diferente. Ainda mais levando em conta que esse é um traço que têm uma certa tendência para procrastinar 

Então fique de olho nisto. 

Oral 

No caso das pessoas com predominância do traço de caráter oral a história já é totalmente diferente. Para ele, a necessidade de estar com outras pessoas, ter um contato mais próximo e até certo ponto mais íntimo, faz total diferença para pessoas com bastante deste traço. 

Ele gosta de se comunicar e se conectar com as pessoas. O que é ótimo quando pensamos em áreas como vendas, recursos humanos e outras profissões em que esse contato é fundamental. 

Mas, quando tentamos adaptar esse jeito de funcionar para o home office, o distanciamento pode vir a se tornar um problema. Ainda mais se esse distanciamento manter o oral bem distante desse tipo de relacionamento. 

Sabe aquela empresa que na hora de fazer as suas reuniões os colaboradores nem mesmo abrem a câmera? Que estabelecem um tipo de comunicação mais fria e impessoal? Que os processos são essencialmente individuais?   

Talvez nada disso faça sentido para você, mas para o oral essa ausência pode ser um problema muito sério.  

Ainda mais se ele não tiver esse contanto, que ele tanto precisa, em nenhuma outra área da sua vida. Aí que a coisa pode desandar e ele caminhar para o sentido da dor do seu traço. 

Psicopata 

Para o psicopata, o home office pode ou não ser um grande problema. Desde que ele esteja no controle, comandando e liderando uma equipe eficiente, está tudo ok e dentro dos conformes. 

Mas quando as coisas saem do seu controle, a situação pode ser totalmente diferente. Afinal de contas, imagine que dentro da equipe desse líder tenha uma porção de outras pessoas que não se dão bem com o home office. Seja por conta da baixa produtividade ou insubordinação, por exemplo. 

Esse último, inclusive, é o pior dos casos, porque para as pessoas que tem um percentual muito alto de psicopatia, isso soa como uma espécie de afronta ao seu comando. 

E convenhamos que rola aquela certa desconfiança em relação ao que o outro está fazendo, se ele está seguindo tudo que precisa ser seguido, se ele não está passando tempo demais reclamando ou arquitetando algum plano pra assumir o poder, por exemplo. 

Por mais louco que isso pareça, tudo isso pode passar na cabeça de uma pessoa com muito do caráter psicopata. Até mesmo porque, estamos falando de um traço que dificilmente confia nas outras pessoas. E os acordos são a sua principal barganha. 

Portanto, o ponto de atenção é garantir que a equipe toda esteja sob seu comando, mesmo que a centenas de KM’s de distância.    

Masoquista 

Os masoquistas dificilmente vão ter algum tipo de problema em trabalhar à distância dos seus demais companheiros. 

A menos que essa mudança resulte em desorganização. Afinal, pensa só, quando mudamos para um ambiente de trabalho remoto, o natural é que se aplique diversos mecanismos de organização e controle dos processos. 

Neste caso, planilhas, relatórios, planners e outras questões procedimentais ganham ainda mais corpo e passam a fazer parte da rotina de uma empresa com ainda mais intensidade. 

Para quem tem muito do traço de caráter masoquista isso é ótimo. Porém, não é em todo lugar que a adaptação desses processos ocorre tão fluída como deveria. Isso sem contar que nem todo mundo é comprometido como o masoquista quando o assunto são as tarefas cotidianas. 

E se a bagunça, ou a falta de comprometimento de outras pessoas da equipe colocar em risco as entregas do time, os masoquistas vão ser aqueles que sentirão as cobranças de uma forma muito mais dolorosa. E se eles chegarem à conclusão que a culpa é deles isso é ainda pior. 

Rígido 

Por fim, temos o último dos cinco traços de caracteres, o rígido. Ele não vai ter problema algum com a produtividade, afinal de contas, produzir é o que ele faz de melhor.  

E talvez esse seja o seu grande ponto de atenção. Afinal de contas, de nada adianta ele saber ter ciência própria do que está produzindo se as pessoas que estiverem trabalhando com ele, principalmente os seus superiores, não tiverem essa mesma percepção. 

Sabe aquele papo de feedback do tipo: 

“Você fez um excelente trabalho.” 

“Continue assim.” 

“Você está produzindo como nunca.” 

Pode parecer estranho, mas o rígido faz questão de ser notado em tudo que faz. E tenha certeza que ele vai fazer e muito. Mas quando mesmo dando o sangue ele não é notado, é aí que as coisas podem desandar. 

Afinal de contas, ele sempre vai buscar por esse “tapinha nas costas” o que pode levá-lo para um ponto onde ele sempre vai estar na dúvida se está entregando o suficiente. Sendo que a conclusão sempre vai ser a mesma. 

“Preciso trabalhar mais” 

Na prática, o resultado disso pode gerar muito cansaço, frustração e dores por todo corpo. Isso se não evoluir para alguma patologia mais grave. 

Portanto, fique de olho para que esse não seja o seu caso. 

“Saber de tudo isso me ajuda no que?” 

No fim das contas, a ideia e exemplificar quais são os principais pontos de atenção que cada pessoa tem em relação ao trabalho remoto. 

Isso vai servir de guia para você poder guiar melhor os seus processos, alinhar bem com a equipe e com os seus superiores quais são os ambientes que você consegue desempenhar melhor as suas funções e como evitar situações que levem seus traços a sentirem suas dores existências. 

O que, com toda certeza do mundo, vai atrapalhar muito a sua produtividade.   

Mas para entender isso você precisa conhecer bem quais são os seus traços, saber quais deles você tem em maior proporção e como isso afeta a sua vida. 

E o melhor jeito de entender tudo isso e fazendo a sua análise e conhecendo o seu mapa de caracteres. 

E pra te ajudar com isso eu vou deixar o link, aqui em baixo, da nossa página sobre análise corporal. Assim você vai conhecer mais sobre a ferramenta do mapa de caracteres e poderá fazer a sua inscrição e ser analisado pela nossa equipe, combinado?  

 https://www.analisecorporal.com.br/ 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No comments found.

Veja mais na categoria

Power by::