Emagrecer vai ser impossível se você não souber lidar com as 3 funções do excesso de peso
Emagrecer vai ser impossível se você não souber lidar com as 3 funções do excesso de peso
Eu consigo te provar que pôr a + b você não vai conseguir perder peso que você quer só de fazer um certo tipo de dieta. Aliás, nem dieta, nem exercícios e muito menos a junção dos dois.
Eles podem até fazer um certo efeito, em um primeiro momento. Mas se você tiver enfrentando um certo tipo de problema, todo esse peso que você perdeu vai voltar rapidinho.
E, diga-se de passagem, de um modo muito mais rápido do que o tempo que você levou para perde-lo.
Mas, se o problema não é a falta de dieta, que eu sei que você já deve ter feito muitas, e nem a falta de exercícios, o que seria?
Não é difícil chegar à conclusão que tem alguma coisa de errado. Até mesmo porque, várias outras pessoas fazem as mesmas coisas que você vem tentando fazer e conseguem resultados logo de cara.
E você, com milhões de técnicas, estratégias e soluções mirabolantes, não consegue. A verdade é que o peso que você tem tentado se livrar está ali por um motivo.
Ele está cumprindo um papel, uma função, e não vai sair de lá enquanto você não conseguir lidar com ela. É por isso que não é a dieta que vai te fazer emagrecer. Muito menos os exercícios
Ao todo existem 3 funções para o excesso de peso e no artigo de hoje eu vou falar sobre cada uma delas. Quais são as suas causas e como elas insistem em te manter acima do peso. Acompanhe-me nesta leitura.
Você já parou pra notar a quantidade de materiais na internet voltados para o emagrecimento? Experimente fazer uma busca no google o no Youtube.
Ou, quem sabe, reparar na quantidade de profissionais no Instagram que divulga os seus trabalhos e compartilham materiais com dicas e sugestões para ajudar as pessoas a perderem peso.
Você vai perceber logo de cara que existe um universo gigantesco voltado para falar sobre esse assunto. E, é bem provável, que você já tenha nutrido esse ecossistema, fazendo pesquisas referentes a dietas, reeducação alimentar, exercícios e outras coisas que estejam ligadas ao tema.
Não é incomum encontrar títulos como “Os grandes vilões do excesso de peso”; “Como perder 20 quilos em X dias”; “A técnica infalível para secar e se preparar pro verão”.
Isso mostra que tem muita gente interessada no assunto e está procurando meios para se livrar de um peso indesejado. O que, na lógica, mostra que tem muita gente enfrentando problemas com esse peso.
Agora, me responde, por que mesmo com tanto conteúdo, com tanta informação e tanta preocupação o cenário do sobrepeso parece que só aumenta?
E eu não estou falando da boca pra fora. Tem várias pesquisas rolando ano após ano que comprovam o aumento desse problema na sociedade.
OMS, IBGE e outros pesquisadores independentes são exemplos disso.
E então fica a pergunta.
O que está causando tudo isso?
E é sobre isso que vamos falar agora mesmo.
Não entenda errado. É claro que a comida e a falta de exercício geram algum tipo de impacto quando estamos falando de excesso de peso. Porém, quando existe a aplicação dos dois e mesmo assim os resultados são insatisfatórios, talvez o foco do problema seja outro.
Isso vale para aquelas pessoas que já procuraram nutricionistas, personal trainers e já fizeram várias e várias dietas e nada resolveu o problema.
Só que nem tudo que acontece com o nosso corpo pode ser explicado do ponto de vista fisiológico.
Você já ouviu falar naquela frase:
“Corpo são, mente sã?”
Pois bem, é sobre esse outro lado que queremos que você entenda. Se você está enfrentando problemas relacionados a mente, é bem provável que os impactos disso sejam sentidos, também, no seu corpo.
O corpo e a mente são um só. Eles estão intimamente conectados através do processo de mielinização do sistema nervoso. Aquele que resultou na formação dos seus 5 traços de caracteres.
E, assim como aconteceu lá atrás, onde a sua mente foi responsável por moldar o formato do seu corpo, agora a sua mente também vai gerar impactos nele, só que dessa vez, os impactos poderão vir em formato de peso.
É por causa dessa carga emocional ruim, que mantêm alguns dos seus traços na sua dor existencial, que você não consegue emagrecer. Podendo, inclusive, resultar em problemas com o excesso de peso.
Afinal de contas, esse peso tem uma função para estar lá. A função de te manter vivo e bem longe das suas grandes dores.
Foi o jeito que a sua mente encontrou para poder lidar com essas dores. O problema é que essa não é a melhor maneira de fazer isso.
Agora que você já sabe que o problema não é a comida, não são os exercícios e nem os profissionais que você já contratou, chegou a hora de finalmente entender o que você precisa fazer para resolver esse problema.
E nós já o mencionamos no começo deste artigo. Acontece que para algumas pessoas o peso vai ter uma função. Uma função ligada à sua sobrevivência.
Você não leu errado. É exatamente isso. O excesso de peso pode ser uma questão de sobrevivência. Ou pelo menos é desse modo que o seu inconsciente aprendeu a lidar com os seus grandes medos existenciais.
Em outras palavras, enquanto o peso tiver essa função, ele não vai sair do seu corpo de jeito nenhum. É uma questão de prioridade.
Afinal, é só você colocar na balança.
O que é mais importante para o seu inconsciente?
Fazer as pazes com a balança ou sobreviver?
É essa conta que a sua mente faz e que tem mantém em um estágio em que se torna impossível emagrecer.
A menos, é claro, que esse peso perca a sua função. Se isso ocorrer ele não vai ter mais serventia pra você e vai ser muito mais fácil eliminá-lo.
Mas é evidente que não é só piscar os olhos pra que isso aconteça. Até mesmo porque, você vai precisar encarar alguns medos que estão enraizados na sua mente e corpo.
Tudo isso para alinhar à sua maneira de funcionar com o seu jeito de viver a vida.
E se você conseguir fazer isso, a vida vai se tornar muito mais leve.
Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…
A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…
O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…
E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…
Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…
Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…