Por que eu sou muito ciumento(a)? – O corpo explica?
Neste artigo, nós do O Corpo explica vamos te mostrar o motivo pelo qual você é mais ciumento do que as outras pessoas ou, pelo menos, tem mais tendência a sentir esse ciúmes.


Para entender como funciona cada um dos cinco traços de caracteres, presente em absolutamente todas as pessoas, precisamos entender sobre o processo que dá origem a formação de cada um deles.
Esse processo recebe o nome de mielinização.
Quando nascemos, o nosso sistema nervoso, bem como os nossos neurônios, já estão presentes, daí por diante bilhões e bilhões de neurônios começam a se comunicar entre si, por intermédio das sinapses.
Para entender como funciona cada um dos cinco traços de caracteres, presente em absolutamente todas as pessoas, precisamos entender sobre o processo que dá origem a formação de cada um deles.
Esse processo recebe o nome de mielinização.
E pra falarmos sobre esse processo, é muito importante entendermos mais sobre quatro elementos importantíssimos no desenvolvimento de qualquer pessoa.
Sendo que, esses 4 elementos possuem papel fundamental e de destaque na modelagem do corpo e, também, da mente de todos os seres humanos.
São eles:
Trata-se de um corpo celular responsável por conversar com outros corpos celulares, sendo neurônios, células musculares, endócrinas, hormonais e outros tipos de células.
As sinapses nada mais são do que o meio pelo qual bilhões e bilhões de neurônios, espalhados pelo corpo, efetuam a comunicação entre si.
São as chamadas sinapses elétricas.
Ela é responsável por aumentar a efetividade do envio do sinal elétrico, dentro do nosso corpo. Reduzindo, desse modo, o desperdício de energia.
A poda neural serve para descartar as sinapses que não são utilizadas. Ficando apenas com as principais.
É válido ressaltar que essa é uma breve explicação sobre os componentes do processo de mielinização. Cada um deles possui uma grande complexidade. Mas esse é um assunto para outro vídeo.
Agora que já conhecemos os componentes, chegou a hora de entender melhor qual é o papel da mielinização.
E, eu vou te explicar isso de uma forma bem simples, de um modo que fica fácil de entender.
A partir do momento que nascemos, o nosso sistema nervoso, bem como os nossos neurônios, já estão presentes. Daí por diante, bilhões e bilhões de neurônios começam a se comunicar entre si, por intermédio das sinapses.
Entretanto, isso não quer dizer que esses neurônios foram mielinizados.
Ou seja, eles ainda não receberam a bainha de mielina.
Primeiro precisamos entender que a mielinização é um processo que ocorre no sentido crânio caudal.
Em outras palavras, de cima para baixo.
Agora imagine que nesse caminho, que se inicia no crânio e vai até o fim da coluna vertebral, existe um fio.
Esse fio, quando nascemos, está todo desencapado. Afinal, ainda não ocorreu a mielinização por alí.
E, à medida que crescemos e nos desenvolvemos, esse fio é encapado aos poucos. Isso contribui para uma maior efetividade na comunicação dos neurônios.
Sendo assim, as informações que passam por ali se tornam muito mais intensas.
Isso significa que a pessoa passa a ter mais controle e sensação naquela determinada região.
Simplificando tudo isso. Vamos pensar em uma criança, logo quando nasce.
Ela ainda não tem controle sobre a sua cabeça, sobre o seu corpo. Isso porque ela ainda não passou pela mielinização.
Porém, conforme o tempo passa, ela passa a ter mais controle e autonomia em relação ao seu corpo.
Mas não é só isso. Diversas sensações são desenvolvidas também.
Deste modo, ela aprende a controlar melhor os seus membros, engatinhar, andar e, também, sentir o gosto dos alimentos com cada vez mais complexidade.
Isso sem contar toda a questão emocional que está aflorando conforme as percepções que ela passa a desenvolver a partir do meio que ela vive.
Conforme o tempo passa, a criança passa a ter mais controle e autonomia no seu corpo e diversas sensações são desenvolvidas também nesse período.
E são essas percepções que vão contribuir para o desenvolvimento dos cinco traços de caracteres. Tudo isso em um período que se inicia já mesmo na gestação e se encerra nos 5, 6 anos da vida de uma criança, aproximadamente.
Durante esse tempo a criança passa por diversos momentos em que a sua percepção acerca do que lhe ocorre será muito importante.
Pois, é quando unimos isso ao processo de mielinização que tanto o corpo quanto a mente de uma pessoa é moldado.
Neste artigo, nós do O Corpo explica vamos te mostrar o motivo pelo qual você é mais ciumento do que as outras pessoas ou, pelo menos, tem mais tendência a sentir esse ciúmes.
E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação, para depois?Mas não é apenas no âmbito profissional que as pessoas procrastinam. Essa atitude pode ocorrer em...
A conclusão é de que haveria padrões de comportamento em função de como as pessoas se pareciam. Em outras palavras, havia semelhanças presentes no corpo de uma pessoa quando relacionadas ao...
Quem vive se preocupando e cuidando do outro e esquece de si mesmo, pode estar passando por um processo de dependência emocional. Entenda!
Descobrindo e entendendo suas dependências emocionais. Saiba mais sobre o perfil dependente campeão.
O bonzinho age para não incomodar outras pessoas. Evitando críticas e julgamentos. Saiba mais sobre esse perfil.
É uma pessoa que sempre continua buscando ser vista, cuidada e protegida. Procura um meio para se colocar de vítima, afinal, ele poderá ter o amparo que tanto deseja das pessoas que estão ao seu...
O culpado acredita veementemente que ele é responsável por tudo de ruim que acontece. De modo que somente será amado quando for castigado ou conseguir oferecer alguma compensação.
Adequar o seu comportamento em função dos desejos e expectativas das pessoas que estavam ao seu redor. Descobrindo e entendendo suas dependências emocionais !
Afinal, cada tipo diferente de criança traz consigo recursos, que são verdadeiros super poderes. Habilidades incríveis que podem ser muito bem aplicadas, desde que essas crianças encontrem um...