Os 5 Jeitos de lidar com o excesso de peso

Descubra como cada um dos 5 traços de caracteres interage com o peso e quais deles podem ter algum probleminha a mais pra lidar com isso.

00
Comportamento

 

5 jeitos lidar com excesso peso

Existem 5 jeitos de lidar com excesso de peso. Conheça cada um deles

Quando o assunto é balança não existe consenso. De um lado, vai sempre existir o famigerado “magro de ruim”. Aquele que come mais do que o próprio peso e se mantem magro como nunca. 

Do outro lado, existem aquelas pessoas que só de sentir o cheiro da comida já parece que estão ganhando um quilinhos a mais. 

O fato é que nem todo mundo lida com a balança do mesmo jeito. 

Até mesmo porque, nem sempre esse peso está relacionado com a comida. Nem com dietas, exercícios e nada disso. 

Ele tem a ver com o funcionamento de cada um e pode se manifestar em excesso quando uma pessoa sente que precisa de: 

E isso vai começar a fazer sentido quando você conhecer como cada traço se comporta com peso e quais deles poderão desenvolver essas necessidades. 

E é exatamente isso que vamos falar no decorrer deste artigo. Portanto, se você quiser saber mais sobre como cada traço de caráter se comporta diante do excesso de peso, é só me acompanhar nesta leitura. 

Qual é a relação entre excesso de peso e os 5 traços de caracteres 

Falar sobre o comportamento dos traços é um assunto muito importante é que tem tudo a ver com você. E não teria como ser diferente, afinal de contas, todo mundo, ou pelo menos todo mundo que tem mais que 5 anos, é formado pelos 5 traços. 

E é importante se atentar a esse fato pois é o conjunto desses traços que modela uma pessoa absolutamente diferente da outra, no que se refere ao formato do corpo e o tipo de mente que ela vai ter. 

Esse modo de ser, que é formado pelos traços, vai determinar como uma pessoa vai sentir, pensar e agir ao longo de toda sua vida. Independente de qual for a situação.  

Seja em relação ao trabalho, dinheiro, comida, lazer, e, até mesmo, o excesso de peso, toda a história de vida de uma pessoa vai ser construída com esses traços guiando cada passo que for dado. 

Consegue perceber o como é importante saber disso? Aliás, como é importante conhecer quais são seus traços? 

Muita gente vive uma vida cheia de problemas, dúvidas e incerteza porque vive em desalinhamento com o seu verdadeiro jeito de funcionar. 

Já outras, deixam de aproveitar diversas oportunidades porque não sabem ao certo do que são capazes. 

Enfim, esse é um assunto pra outro artigo. O que vamos falar hoje é sobre a relação entre os Traços de Caracteres e o excesso de peso. Então bora conhecer como cada traço lida com isso. 

Esquizoide 

Ele quer é ficar longe dos holofotes, passando desapercebido por todos. O que seria mais difícil se ele tivesse um problema de excesso de peso. 

Isso sem contar que um corpo “fora dos padrões” aumentaria as chances dele ser rejeitado, colocando-o frente a frente com a sua maior dor. 

É por esses motivos que o peso não tem nenhuma função para esse traço de caráter.  

Oral 

Esse tipo de pessoa vai quer se conectar com outras, escutar o que elas tem pra falar e também poder se abrir.  

Ele quer ser visto e notado. Porque desse jeito, quanto mais gente ele tiver por perto, mais longe ele fica do sentimento de abandono. 

E quando isso não acontece é que uma das funções entra em ação, a do destaque. Porque, no seu inconsciente, se ele ficar cada vez maior, mais as pessoas vão notar que ele está por perto.  

É assim que o excesso de peso vira um “aliado” na sua sobrevivência. 

Psicopata 

“Quanto eu vou receber em troca?”. Essa é a maneira que um psicopata lida com as coisas. Se o que ele receber em troca for vantajoso, tá tudo certo.  

Senão, ele vai buscar maneiras para tornar a situação mais favorável. E o mesmo vai acontecer com o peso, só que de forma indireta, atuando como potencializador dos demais traços.  

Se ele achar que o destaque, que o oral pode necessitar, vai trazer alguma vantagem para ele. Ele vai usar esse ganho de peso a seu favor.  

Agora, se ele achar uma outra forma de ser visto, sem esse peso, ele vai convencer seu traço oral a seguir por esse outro caminho.  

Masoquista 

Resiliência. Essa palavra descreve bem o masoquista. E não é pra menos, desde muito novo ele preciso aguentar tudo, segurar suas emoções e não extravasar.  

Além disso ele tinha que atender as expectativas que depositavam nele. Isso porque ele não queria ter a desaprovação de ninguém. Não queria decepcionar ninguém. Não queria se sentir humilhado. 

É por isso que ele encontrou, na “força”, uma importante “aliada” para a sua sobrevivência e o excesso de peso surgiu para cumprir essa função, tornando-o mais forte a capaz de aguentar tudo. 

Caso ele esteja em um ambiente em que ele não possa se abrir e nem possa errar. 

Rígido 

Vencer é a única opção. É por isso que um rígido vai fazer de tudo para ser o melhor, o mais forte, o mais inteligente, o mais rápido. Afinal, ele precisa ser a única e melhor opção entre todos. 

Você pode até pensar que o excesso de peso não tem nenhuma função. Mas, quando a pessoa passa por grandes problemas envolvendo a sua maior dor, o peso pode virar uma questão de sobrevivência. 

E diferente do traço de caráter oral que quer ter mais peso para ser notado, o traço rígido vê no peso um modo de se “proteger”. Afastando qualquer atenção indesejada. 

E agora que eu sei disso, o que fazer? 

Se uma dessas funções estiver por trás do seu excesso de peso, não adianta fechar a boca ou aumentar a intensidade dos exercícios. Nada disso. 

A única coisa que vai resolver é descobrir a razão dessa necessidade e aprender a lidar com isso, fazendo as pazes com o seu passado. 

Afinal de contas, você pode e merece ser feliz sem precisar carregar esse peso. 

É hora de acabar com essa guerra contra a balança. Quantos de vocês estão prontos e dispostos a viver uma vida mais leve? Conta aqui pra mim nos comentários. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No comments found.

Veja mais na categoria

Power by::