Categories: O corpo explica

Pessoas Exigentes

Conhece pessoas com um nível de cobrança absurdo? Pessoas que se cobram e cobram as outras a um nível muito além do necessário, algumas vezes muito além do aceitável. 🤔

O Corpo Explica isso.

Todos os 5 tipos de traços de caráter serão exigentes, mas um em especial “erra a mão” tanto consigo quanto com os outros na hora de cobrar perfeição na hora de fazer qualquer coisa.

Estamos falando do traço de caráter #Rígido. Das pessoas com formato de corpo mais bem desenhado, com curvas nos lugares e muita força e disposição física pelo corpo todo.

Para não deixar ninguém confuso, especialmente quem já nos segue: Os outros tipos de traços irão exigir coisas para si, não necessariamente exigir “perfeição”.

Por exemplo: o traço de caráter esquizóide (pessoas magrelas com a energia concentrada na cabeça), vai exigir isolamento e respeito pelo seu jeito racional de ser e funcionar. O máximo que ele vai exigir dos outros é um nível de lógica na comunicação.

Já o traço de caráter oral (pessoas mais fofinhas) vão exigir contato e um nível de sensibilidade na relação. Mas esse traço nunca vai exigir perfeição de ninguém. Nem de si mesmo e nem dos outros. Mesmo que as coisas deem errado, se ele tiver contato ele está bem e vai entender o erro do outro.

O traço de caráter psicopata (pessoas com aspectos triangulares no corpo, grande em cima e pequeno em baixo) são pessoas que esperam que o outro gere resultado para si, mas por ser um tremendo articulador, ele sabe levar o outro a uma performance aceitável sem exigir muito dele. Ele tem jeitinho na condução.

O traço de caráter masoquista (pessoas mais quadradas e fortes) exigirão apenas segurança para si. Se elas estiverem seguras no que estão fazendo, por mais que o outro erre ou não consiga fazer tão bem feito assim, ele irá entender e ainda irá ajudar. Essas pessoas frequentemente pegam para si o erro dos outros. Quando o outro erra ele se faz meio culpado (ou culpado inteiro) daquele erro.

Agora, quando vamos falar das pessoas com traço de caráter predominantemente rígido, a frase deles é:

⚠NADA É TÃO BOM QUE NÃO POSSA MELHORAR. ⚠

Para eles, nem eles mesmos são bons o suficiente, por mais que já sejam incríveis.

Na cabeça deles eles têm que melhorar para “não ficar de fora”, para não serem trocados por alguém melhor do que eles mesmos.

ESSE NÍVEL DE EXIGÊNCIA NÃO É SAUDÁVEL.

Por um lado nós entendemos que são pessoas que vivem relações triangulares com o mundo, com as coisas e com as pessoas. Então elas precisam se sentir seguras nessas relações, sejam elas amorosas, familiares, sociais ou profissionais.

São pessoas extremamente competitivas, com elas não existe “jogar na brincadeira”, é sempre “VALENDO”.

Então nós entendemos que elas precisam buscar o seu melhor o tempo todo.

AGORA… ISSO É CERTO?

Como aqui em O Corpo Explica nós ensinamos que “VOCÊ É QUEM VOCÊ PRECISA SER”, nós incentivamos as pessoas a serem quem elas são e investirem em funcionarem como elas realmente foram programadas para funcionar.

Mas existe um nível que FOGE DO SAUDÁVEL.

Quando o processo de melhoria e de exigência não tem um ponto fixo de comparação, quando a régua sobe ao infinito só porque tem que subir, quando a pessoa está competindo com quem ela nem sabe, na tentativa de ganhar um prêmio que ela não faz ideia do que seja e por isso nem se interessa por ele, aí TÁ ERRADO.

Uma coisa é você ser quem você precisa ser, respeitar o seu jeito triangulador e competitivo de ser, outra coisa é você viver achando que nem você e nem os outros são bons o suficientes.

E isso acontece com frequência. É comum ver pessoas vivendo na dor do seu principal traço de caráter, em vez de viverem no recurso que ele oferece.

No caso dos rígidos, quando eles estão na dor, o nível de exigência extrapola qualquer nível saudável ou aceitável e a necessidade de controle vai à lua.

PRECISA DISSO TUDO?

É claro que não. Nessas horas esse tipo de gente se tornam pessoas extremamente insuportáveis, confusas e doentias.

Nesses casos elas SEMPRE irão causar estragos em suas relações, seus negócios e no seu corpo.

E como a gente vem falando muito aqui, os pais não podem ficar de fora dessa equação existencial.

Uma pessoa com o traço de caráter rígido quando está nesse local de dor, onde ela acha que só consegue existir se ela for PERFEITA, ela está fazendo isso para agradar o seu primeiro grande amor. ❤

A mulher está fazendo isso para agradar o seu pai, muitas vezes competindo com a própria mãe (ou com as outras mulheres da vida dele) e o homem está fazendo isso para tentar ser bom o suficiente para se sentir amado, visto e importante para a sua mãe. Também competindo inconscientemente com seu próprio pai (ou com os homens da vida dela).

ISSO PODE ACONTECER MESMO DEPOIS DA MORTE DA “FIGURA DA EXIGÊNCIA”. ⚠

É comum encontrarmos e atendermos pessoas nesses casos, na dor do seu traço de caráter rígido, lutando incansavelmente para atender o nível de exigência ou agradar alguém que já morreu.

O mais triste de tudo é que quando esse padrão se instala e não é interrompido, logo o corpo começa a doer e o próximo passo é adoecer.

Se você está vivendo esse ciclo de exigência sem fim, que você aplica tanto sobre você mesmo quanto sobre as outras pessoas: Pare e comece a exigir das pessoas que elas te amem como você é. 🖐🏼

Provavelmente a primeira pessoa que terá que te amar como você é e perceber a beleza que você tem em ser quem você é, seria aquela que você vê no espelho todos os dias.

Se você não se achar bom(a) ou belo(a) o suficiente, os outros também não acharão, pelo simples fato de que você não quer olhos e olhares sobre você para aquilo/quem você é hoje.

Você estampou uma placa na sua testa de: ESTOU EM REFORMAS PARA MELHORIAS e está deixando sempre para amanhã a avaliação que irá te aprovar para a vida. Mas a vida está acontecendo hoje.

Exigência sem fim e a necessidade de controle extremo não são características de funcionamento do traço de caráter rígido, são indícios de que ele está na dor e por isso tenta se aperfeiçoar o tempo todo.

Talvez chegou a hora de você tentar ser feliz em vez de tentar ser perfeito ou perfeita.

#OCorpoExplica #VocePodeEscolher

O Corpo Explica

View Comments

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

3 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago