Categories: O corpo explica

Pessoas que se isolam

Conhece pessoas que vivem em um mundo paralelo? 🌎

Fale a verdade, você sente mais raiva por não saber o que tem lá dentro desse outro mundo – por ficar de fora – ou por não entender esse mundo quando a pessoa te dá acesso❓

Existe um traço de caráter que tem uma habilidade incrível de se desconectar com o mundo real. São as pessoas com o traço de caráter esquizóide predominante.

Essas pessoas são magras, com as articulações bem presentes, com o corpo esticado – alongado – e com a cabeça mais evidente.

Visualmente é aquele nerd que parece que tem o corpo só pra segurar a cabeça. Ele tem pouca energia no corpo e muita na cabeça. 🤓

Esse formato visível revela a parte invisível da sua mente, que ganhou esse formato por conta de um útero desconfortável.

Você vai entender o motivo pelo qual essas pessoas têm essa forma física e essa forma de funcionar mais isoladas.

Tudo começou durante o processo de formação do seu primeiro – dos cinco – traço de caráter, enquanto ela ainda estava no útero. ☝🏼

Diferente do que muitas pessoas pensam, aprenderam e até ensinam, a vida sentimental e mental não começa depois que a criança nasce e começa interagir com “o mundo aqui de fora”. Tudo começa dentro do útero, enquanto a mente está se formando e o sistema nervoso começa a se mielinizar. 🧠

Acontece que aquela criança já existia e já sentia tudo dentro daquele útero, mas ela sentia do jeito dela e tinha que lidar sozinha com esses “sentimentos”, que aqui nós vamos chamar de “sensações”.

Ela sentia tudo lá de dentro sem entender nada aqui de fora. Na verdade naquele momento a criança não sabe que existe um mundo aqui fora com problemas, crises, catástrofes, acidentes, nem nada dessas coisas da nossa vida cotidiana, coisas que a mãe vive, enfrenta e às vezes sofre.

E A CRIANÇA SENTE TODO ESSE SOFRIMENTO.

Além dela sentir tudo, como ela não sabe o que está acontecendo no mundo aqui fora – que por sinal, ela nem sabe que existe – ELA ACABA ACHANDO QUE TUDO É POR CAUSA DELA.

Entenda como tudo acontece. É basicamente assim:

1) A mãe que está grávida passa por algum problema aqui do lado de fora, qualquer coisa. Faz de conta que o marido perdeu o emprego, alguém da família morreu ou os negócios da família não estão indo nada bem.

2) Essa mãe vai começar a se preocupar com o futuro dessa criança, se vai ter como pagar o plano de saúde, se vai dar para montar o quartinho do jeito que ela quer, se vai ter como ter o parto que ela queria. Se o bebê vai ficar bem depois que nascer… passa um monte de coisas na cabeça dela por causa do problema que ela está vivendo.

3) Quando ela muda o estado emocional dela para esse lugar de preocupação e ansiedade, o estado fisiológico dela muda junto e o corpo dela passa a funcionar diferente. Ela passa a mandar menos sangue para o útero, que nesse momento vai ficar menor, mais frio, mais duro e muito menos confortável.

SÓ QUE NINGUÉM CONTOU PARA AQUELA CRIANÇA QUE NÃO ERA COM ELA.

Como ninguém explicou, ela deu um jeito de se isolar ali no útero, ficar paradinha, quieta, sem se mexer para “não incomodar” a mãe, para ela não lembrar que está grávida e não desencadear esse processo de “complicação do útero” que faz essa criança ficar desconfortável.

AS PESSOAS QUE SE ISOLAM APRENDERAM A FAZER ISSO NO ÚTERO.

Elas vão SEMPRE fazer isso aqui para se isolarem desse mundo problemático, trilhando um caminho neural que se mielinizou no seu sistema nervoso dentro do útero. Um caminho que manda energia para o cérebro ao invés de mandar para o corpo.

Por isso pessoas desse jeito, quando têm um problema, desligam o corpo para usar a energia toda na mente. Eles literalmente pensam ao invés de correr, porque a energia está na cabeça.

ESSAS PESSOAS FUNCIONAM FAZENDO CONTAS E IMAGINANDO COISAS O TEMPO TODO NO SEU MUNDO PARTICULAR. 🖥🖱

E quer saber o motivo pelo qual elas se isolam e não dão acesso com facilidade para o que tem ali dentro?

Elas estão preparadas para serem criticadas “aqui fora”, não “lá dentro”.

É mais ou menos assim: se você criticar o corpo ou a roupa de um nerd (que tem esse tipo de corpo/mente) ele não vai dar a mínima. Agora, se você criticar uma ideia dele, você acabou de perder o direito de participar do mundo interno dele. SIMPLES ASSIM. 🚪

Assim como nós não podemos desvalorizar os sentimentos dos orais – os redondinhos, leia o post “Pessoas Carentes”- nós também não podemos desvalorizar os pensamentos dos esquizóides, até porque é ali que ele guarda os seus sentimentos.

Pode parecer estranho, mas essas pessoas aparentam não ter sentimentos, mas na verdade têm, só que guardam em forma de pensamento. Eles literalmente racionalizam o que sentem.

Por isso, quem convive com gente assim muitas vezes não se sentem amado por eles. Mas acredite, eles amam e sentem, só que do jeito deles e no lugar que eles dão mais valor, o cérebro.

Eles não sentem o que os outros sentem, eles entendem.

Eles não manifestam seus sentimentos e sensações, eles explicam.

Sabe aquela dor no peito que dá de saudade, eles não sentem no peito, eles sentem na cabeça, por isso ela dói tanto.

Eles usam óculos porque geralmente têm problema de vista. Eles preferem o mundo interno do que o mundo externo, então não fazem muita questão dos olhos, que acabam ficando desfocados e precisam de óculos. 👓

Os óculos funcionam como uma barreira entre eles e as outras pessoas.

ENTÃO SEMPRE QUE VIR UMA PESSOA ASSIM:

1) Saiba que ela vive no mundo dela e isso deve ser respeitado. Se você não conquistar a confiança dessa pessoa você não vai poder fazer parte do mundo dela. Ela não te dará acesso.

2) Evite contato físico, eles não gostam, eles são da turma da conversa, da troca de ideia, não da troca de contato. Então evite ficar tocando nele, ele não é touch screen e fica bem irritado com toques.

3) Não espere que ele manifeste sentimentos do jeito que você manifesta os seus.

4) Talvez esse seja o mais importante: NÃO FIQUE O TEMPO TODO ACHANDO QUE ELE ESTÁ MAL SÓ POR ESTAR ISOLADO. Isolar-se não é um defeito, se você sente falta ou se sente só quando a pessoa que convive contigo se isola, isso é um problema seu que você tem que resolver, não ela. Ela não está no mundo para preencher o seu vazio. Ela está no mundo para viver e gosta de viver no seu próprio mundo, aquele que ela cria dentro da cabeça para sobreviver a esse caos externo.

5) Não espere consistência e nem respeito a regras e métodos, eles são criativos e desapegados.

Agora, se você for essa pessoa, se você for o esquizoide, entenda que em boa parte dos momentos, da vida, é importante existir do lado de fora, interagir com as pessoas social e profissionalmente. O melhor jeito de equilibrar isso é escolher bem onde e com quem você quer fazer isso.

Você não está mais no útero, tem mais gente contigo no mundo. O grande segredo é escolher com quem você quer dividir esse útero grande chamado mundo. Assim a sua vida vai ficar mais fácil. 👩🏻👦🏻

Compartilhe esse conteúdo, continue acompanhando os conteúdos de O Corpo Explica e encontrem respostas e cura para absolutamente tudo na sua vida e na vida das pessoas que você ama.

#OCorpoExplica

⚠PS.: Não confunda gravidez complicada ou desconfortável, com gravidez indesejada. Assim como não é hora das mães que passaram por isso se sentirem culpadas. A dor do útero deu para aquela criança, recursos incríveis que ele carrega na mente. ⚠

O Corpo Explica

View Comments

  • Tenho a maior dificuldade de interagir com o mundo, prefiro a solidão da minha casa a sair, nada de desconforto por isso, mas fico me cobrando por não interagir e não ter nenhuma amizade por isso. Parece mesmo que não sei amar e nem tive relacionamentos amorosos ainda. Talvez seja só uma questão de conhecer mais essa característica do esquizoide mesmo, e relaxar com isso.

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

3 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago