Por que eu sou muito ciumento(a)? – O corpo explica?

O ciúmes é um sentimento que está intimamente ligado com o ser humano, e se engana se você acredita que a única razão de sentirmos ciúmes está ligada a um parceiro, ou parceira, afetivo.

Você já parou para notar que, na grande maioria dos casos, as pessoas mais bonitas são as que normalmente são as mais ciumentas?

Saiba que isso é uma coisa que não acontece por acaso, e é exatamente por intermédio do nosso corpo que conseguimos encontrar algumas respostas fundamentais para essa questão.

Afinal de contas, o nosso corpo é capaz de explicar absolutamente tudo, inclusive dizer porque alguns de nós são mais ciumentos do que outros.

É claro que cada um dos 5 traços de caráter, formados no processo de mielinização, são capazes de se tornarem pessoas ciumentas, seja isso em quando levamos em conta a vida afetiva, relacionamentos com amigos, familiares ou quaisquer outras coisas em que o ciúme possa manifestar-se.

Portanto, neste artigo, nós do O Corpo explica vamos te mostrar o motivo pelo qual você é mais ciumento do que as outras pessoas ou, pelo menos, tem mais tendência a sentir esse ciúmes.

O que é o ciúmes, afinal

O ciúmes é um sentimento que está intimamente ligado com o ser humano, e se engana se você acredita que a única razão de sentirmos ciúmes está ligada a um parceiro, ou parceira, afetivo.

Ele pode se manifestar no serviço, quando aquele seu colega de trabalho consegue aquela baita promoção, ou um aumento salarial, por exemplo. 

Pode ser que, até mesmo, ele receba algum tipo de tratamento que, ao menos na sua percepção, demonstre algum tipo de preferência por ele. Aquele tratamento especial.

Existe ainda o ciúmes relacionado a conquistas de pessoas ao seu redor, sejam elas provenientes de questões materiais ou até mesmo sentimentais.

O fato é que o ciúmes pode se mostrar de várias formas e é preciso ter cuidado. Afinal, o problema não está reside apenas no fato de sentir ciúmes, até aí tudo bem.

O problema são as consequências geradas a partir disso. E essas consequências podem vir tanto na forma como você trata com as pessoas das quais você nutre esse sentimento, quanto no modo como você lida com isso internamente.

Uma coisa é você transformar esse sentimento em motivos para alcançar os mesmos resultados, ou quem sabe ainda maiores. Outra é você usar artifícios para prejudicar as pessoas ao seu redor e também a si mesmo.

Confira o tópico abaixo e entenda melhor quais são as razões e o porquê o ciúmes pode se tornar doentio e destrutivo.

Principais razões do Ciúmes

Quando o sentimento de ciúmes sai do controle, ele pode facilmente tornar-se destrutivo e doentio.  Causar consequências que rompem a barreira do sentimento em si, trazendo problemas de âmbito pessoal e profissional.

E cuidado, quando falamos de doentio falamos no sentido literal. Afinal, corpo e mente estão intimamente ligados e quando um sente em demasia, pode ter certeza que haverá reflexos no outro. 

Mas quais são os motivos que levam uma pessoa a sentir ciúmes? A fim de desvendar um pouco mais a respeito desse sentimento, vamos descobrir o que leva uma pessoa a ter esse sentimento. 

Existem diversas razões para que ele possa se manifestar na nossa vida de uma forma negativa.

Algumas dessas razões são:

  • Baixa autoestima;
  • Insegurança, que pode se manifestar sob vários aspectos pessoais e profissionais;
  • Baixa autoconfiança;
  • Inveja;
  • Autoimagem debilitada;
  • Abandonos anteriores;
  • Possessividade;
  • O seu corpo.

É isso mesmo, o seu corpo é capaz de fornecer algumas informações muito importantes do motivo pelo qual você sente ciúmes e, talvez, até mesmo o fato de você sentir mais ciúmes do que outras pessoas.

Quando falamos de corpo, nós falamos no sentido literal. 

Isso compreende o formato do nosso rosto, boca, olhos, tronco, pernas e mais.

Mas não para por aí, além do formato, a expressão e a sensação que o nosso corpo é capaz de transmitir, também é levada em consideração. Afinal, nosso olhar, por exemplo, pode passar algumas informações que vão além do seu formato.

E o ponto de partida para entendermos melhor a razão disso se inicia no período de gestação. É a partir desse momento que ocorre o processo de mielinização.

Quais são os motivos que levam uma pessoa a sentir ciúmes?

Para saber de um modo mais técnico o que é o processo de mielinização e como ele ocorre, você vai precisar acompanhar meu artigo dedicado a falar sobre esse assunto.

O objetivo aqui é te apresentar o modo como são fundamentados os 5 traços de caráter, que são:

  • Esquizóide;
  • Oral;
  • Psicopata;
  • Masoquista;
  • Rígido.

E agora que você está começando a entender e se inteirar mais do assunto, nós vamos te dar um spoiler. 

É o traço de caráter rígido, o mais propenso a sentir ciúmes e você vai entender o porquê no nosso próximo tópico.

Porque alguns de nós tendem a sentir mais ciúmes!

Antes de falar de um modo mais específico sobre o traço de caráter rígido, nós precisamos fazer um alinhamento, com você, sobre algumas coisas.

Primeiro, todos nós somos capazes de sentir ciúmes, sobretudo quando levamos em consideração a dor existencial de cada um dos traços. 

Portanto, mesmo que você não seja predominantemente rígido, como nós afirmamos no spoiler acima sendo o traço mais ciumento, você poderá sim sentir ciúmes.

O outro alinhamento diz respeito ao fato de que somos um conjunto de traços. Não vamos encontrar uma pessoa 100% rígida, ou 100% esquizóide. Isso porque a mielinização ocorre em diferentes fases do desenvolvimento infantil.

E o desenvolvimento de cada traço de caráter vai depender da percepção que a criança vai ter em relação às diferentes situações que ela viverá durante as etapas desse processo.

Feito esses alinhamos vamos seguir em frente e entender porque o rígido é propenso a sentir mais ciúmes do que os demais traços. 

Desenvolvimento do Traço de caráter Rígido

Agora que já entendemos que o corpo é sim capaz de explicar o ciúmes e, também, qual é a origem disso tudo, precisamos saber os motivos que sustentam essa afirmação.

Mas não só isso, neste artigo você vai descobrir também quais são as principais características do traço de caráter rígido. Vamos lá!

Como já dissemos, a razão para podermos afirmar que o traço de caráter rígido é, de fato, o traço mais propenso a sentir ciúmes possui origem no processo de mielinização.

Aqui nós já passamos por 4 etapas, contribuindo para a formação dos traços: esquizóide, oral, psicopata e masoquista. Essas etapas compreendem os períodos que se iniciam na gestação, amamentação, primeiros passos e desfralde, respectivamente.

E qual é a relação entre o desenvolvimento dos traços e esses períodos? O que realmente leva a formação de cada um deles?

É muito simples. Trata-se do momento em que é registrado uma grande dor existencial. E essa dor ocorre justamente durante esses períodos.

Mas o foco, neste artigo, é falar sobre o traço de caráter rígido. E quando falamos dele a criança já ultrapassou o período de desfralde. Neste momento, a região que está sendo mielinizada é a região sacral, que se encontra no final da coluna vertebral.

E qual é o momento em que isso ocorre?

Trata-se do surgimento da sexualidade, isso ocorre entre os três anos e meio e os 5 anos. É nessa fase que as crianças começam a sentir sensações diferentes na sua região genital, tanto os meninos quanto as meninas.

É evidente que não estamos dizendo que a criança desperta o desejo sexual, a partir daí. O que estamos dizendo é que nesse instante a criança passa a sentir sensações naquela região. E como tudo que é novo desperta algum tipo de curiosidade, nas crianças, ela começa a tentar explorar essa nova sensação.

Mas essa não é a razão que os torna ciumentos. Quer saber mais? Confira logo abaixo.

Todos nós somos capazes de sentir ciúmes, sobretudo quando levamos em consideração a dor existencial de cada um dos traços.

Porque o Rígido é o mais ciumento

Lembra que falamos sobre uma dor existencial que ocorre no processo de mielinização? Enfim, é exatamente ela a responsável por afirmarmos que as pessoas rígidas são as mais ciumentas.

E aqui vale uma ressalva, as rígidas são aquelas pessoas que normalmente são as mais bonitas, e quando falamos de mais bonitas nos referimos ao formato do corpo e isso está intimamente ligado ao motivo da sua dor existencial.

Tudo parte do momento em que a criança começa a ter a noção de que as pessoas se juntam em pares. E qual é o par que temos em mente nesta fase da vida? São exatamente eles, os pais de criação.

Daí tudo bem, mas qual o real problema nisso? A questão está ligada à percepção que a criança desenvolve mediante ao “triângulo” que se forma nesse relacionamento.

 Veja bem, imagine que uma família é composta por uma garotinha e os seus pais. Toda noite, o pai dessa garota conta histórias para que ela pegue no sono, entretanto, logo após contar essas histórias ele vai imediatamente ao quarto de sua esposa, deixando a sua filha sozinha.

É a partir de situações como essa que essa garotinha pode desenvolver a dor existencial ligada ao traço de caráter rígido, a dor do sentir-se excluído e até mesmo traído.

Não quer dizer que o pai realmente traiu a filha. Trata-se da percepção que ela têm sobre essa situação. É assim que ela se sentia naquele momento.

E isso contribui, significativamente, para que ela se torne uma pessoa bastante competitiva. Competitiva para que ela se torne sempre a melhor opção em qualquer situação de escolha.

Estar um passo atrás não é nada agradável. E é justamente aí que conseguimos perceber porque os rígidos são capazes de ser tão ciumentos. O medo de perder, de ficar em segundo plano, de se sentir excluído ou, até mesmo, traído, em algum relacionamento.

Essa insegurança pode provocar uma necessidade constante de saber, passo a passo, da vida do seu parceiro. Tudo isso com medo de que ele esteja vivendo um relacionamento extraconjugal.

Mas isso não significa que ele possa aprender a lidar com essa dor e, com isso, viver no seu recurso. Usando a sua competitividade e proatividade em favor do seu crescimento pessoal e profissional.

E agora, ficou claro o motivo pelo qual os mais bonitos tendem a ser os mais ciumentos? 

E se você quiser saber mais sobre os traços de caráter e, também, como o corpo humano é capaz de explicar absolutamente tudo sobre quem realmente somos, confira as nossas redes sociais, acompanhe nosso canal no Youtube e faça o nosso curso para se tornar um analista corporal e conhecer mais sobre si mesmo e as pessoas ao seu redor.

O Corpo Explica

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

2 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago