O formato do nosso corpo e, também, o da nossa mente, está totalmente associado com a nossa infância.
O formato do nosso corpo e, também, o da nossa mente, está totalmente associado com a nossa infância.
E que fique claro uma coisa.
Quando falamos que chorar nem sempre significa que algo está errado, não nos referimos àquele choro que a criança dá logo quando nasce.
Afinal, é preciso fazer essa ressalva. Naquele momento, chorar é um importante indício de que as coisas vão bem com o recém-nascido. E, a falta do choro, precisa ser imediatamente investigada.
Mas esse não será o foco da nossa discussão. Afinal de contas, a importância do choro que vamos trazer para debate, no decorrer deste artigo, é totalmente diferente desse choro que mencionamos acima.
No caso deste artigo, o choro a ser debatido é proveniente de questões comportamentais e que estão diretamente associadas ao modo como as pessoas interagem com o meio em que estão inseridas.
E, quando olhamos para esses casos, parece difícil acreditar que o choro pode ter o seu lado positivo. Pelo menos do ponto de vista mental.
Afinal de contas, as pessoas normalmente choram em decorrência de problemas que estão enfrentando em suas vidas, situação estressantes, relacionamentos ruins, crises e diversos outros tipos de situações que tendem a ser bastante negativos.
Não tem como imaginar que pode existir alguma coisa positiva desse choro, não é mesmo?
Entretanto, ele cumpre um importante papel para manter o equilíbrio de uma pessoa. Ainda mais se essa pessoa fizer parte de um grupo de pessoas que possui uma necessidade ainda mais expressiva em demonstrar o que ela está sentindo.
É sobre esse grupo de pessoas e, também, da importância que o choro exerce na vida delas, que vamos discorrer ao longo deste artigo. Acompanhe-me nesta leitura para entender mais.
Já não deve ser segredo para você, e nem para ninguém, que as pessoas são absolutamente diferentes umas das outras, não é mesmo?
Existem pessoas que são mais frias, racionais, metódicas, competitivas, persuasivas, comunicativas, criativas, cautelosas, enfim. Existe uma infinidade de possíveis adjetivos para caracterizar as bilhões de pessoas que vivem neste planeta.
E essas pessoas são absolutamente diferentes, até mesmo no âmbito familiar, o que é um fato bastante curioso se você for parar pra pensar. Afinal, como podem existir pais extremamente racionais com filhos totalmente opostos a isso?
Extremos tão opostos entre filhos que são criados lado a lado. Gêmeos, em certos casos.
E isso vale, também, para explicar o porquê existem aquelas pessoas que são de fato choronas.
E quando eu digo chorona, eu digo chorona mesmo. Não daquele tipo que acabou de sair de um velório ou enfrentou um grave problema na sua vida.
Mas daquelas pessoas que não podem assistir uma cena romântica que já estão com os olhos lacrimejando.
A verdade é que existem coisas que a genética não consegue explicar. Afinal, não cabe a ela fazer isso. Por outro lado, existe uma razão lógica e que você precisa entender, caso queira se conhecer melhor e entender a razão de muitos dos seus problemas.
Acontece que as pessoas nasceram para ser quem elas são. E isso é muito mais do que suficiente para explicar todas essas diferenças.
Aliás, a lógica é que, se você nasceu para chorar, é bom que chore mesmo. Chore o quanto puder. Isso vai te fazer bem, nós te garantimos que sim.
Bom, se você ainda não ficou satisfeito com a explicação acima, isso é um bom sinal. Afinal, isso indica que você ainda não encontrou a resposta que gostaria e espera que possamos de aludir melhor a respeito disso.
A verdade é que a explicação é um pouco mais complexa do que isso. Na verdade, muito mais. Mas, mesmo assim, vamos tentar simplificar para que a compreensão se torne ainda mais clara.
O formato do nosso corpo e, também, o da nossa mente, está totalmente associado com a nossa infância.
Isso porque, durante a infância, ocorre o processo de mielinização do sistema nervoso. Trata-se de um processo onde as pessoas passam a ter controle e sensação do seu corpo e da sua mente, à medida que a mielinização avança na medula.
Isso ocorre em cinco etapas, a começar pela cabeça em um período onde a criança ainda está dentro do útero de sua mãe.
De lá, até os 5 a 6 anos de uma criança, o processo de mielinização atua a pleno vapor, e ajuda a moldar a mente e o corpo de uma criança.
E o principal agente que atua durante esse processo é a percepção da criança em relação ao ambiente em que ela está inserida. É a partir disso que o seu corpo e a sua mente vão criar mecanismos de proteção para que ela possa viver da melhor maneira possível.
Pode-se dizer, de certo modo, que essas defesas resultam na formação dos cinco traços de caracteres.
São eles os responsáveis por trazer características e peculiaridades para a nossa forma de agir, pensar e ser. Ah, é claro, para o formato do nosso corpo também.
Toda pessoa vai possuir em maior, ou menor proporção, cada um dos cinco traços. E essa mistura, extremamente rica e diferente entre si, que é o motivo por existirem pessoas únicas. Com desejos, manias, gostos, dores e preocupação tão singulares entre si.
Inclusive, explica o motivo de existir aquelas pessoas mais choronas também. Continue com a leitura para entender mais sobre elas.
Já não deve ser segredo para você, e nem para ninguém, que as pessoas são absolutamente diferentes umas das outras.
Alguém alguma vez já lhe disse para engolir o choro? Se essa pessoa soubesse o quanto ele pode ser importante para você, é bem provável que ela não fizesse isso.
Afinal, essa pessoa é você e, para viver bem e desfrutar de todas as suas habilidades extraordinárias, você precisa ser quem você é.
Estou dizendo isso pois se você tiver um percentual mais alto, de um certo traço de caráter, é bem provável que o choro venha a exercer um importante papel dentro da sua vida.
Estamos falando do traço de caráter oral. Ele é o segundo traço formado no processo de mielinização do sistema nervoso. Em um período marcado por uma relação onde a criança se vê totalmente dependente de sua mãe.
Afinal, ela precisa existir naquele ambiente, e, para fazer isso, ela precisa se alimentar, agasalhar-se, secar-se. Enfim, ela precisa de uma série de coisas para se manter viva e viver bem.
Entretanto, expressar não é uma habilidade que ela possui. Até mesmo porque, precisamos lembrar que ela é recém nascida.
E de que maneira um recém-nascido consegue expressar as suas necessidades? É através do choro que ela faz isso.
Perceba, então, que o choro exerce um papel fundamental na vida dessa criança, não é mesmo? Mas não é isso que resulta no desenvolvimento do traço de caráter oral. Ou, pelo menos, não ainda.
Dissemos, anteriormente, que a percepção do ambiente, pela criança, cumpre um importante papel nesse processo. E, no caso do oral, estamos falando de uma percepção ligada ao abandono. E essa dor que contribuiu para o desenvolvimento do traço de caráter oral.
Agora, coloque-se no lugar de uma criança totalmente codependente. Ela precisa comer, o que ela faz? Chora.
Ela está com frio, o que ela faz? Chora.
Ela está doente, o que ela faz? Chora.
Partindo desse pressuposto, existe o papel da mãe que não é nada fácil. Afinal, ainda não inventaram uma máquina capaz de traduzir o choro de uma criança.
Daí, é tentar agir com lógica e bom senso. Às vezes, a mãe vai achar que a criança estava com frio, quando na verdade era fome. Outras, era fome e a mãe vai achar que era frio.
Perceba que o problema dessa criança não foi resolvido em nenhum dos dois casos, não é mesmo? Para ela, é como se não houvesse ninguém que pudesse cuidar de suas necessidades, portanto, criasse uma percepção de abandono.
Bom, já entendemos o motivo por trás do desenvolvimento do traço de caráter oral, certo? Mas por que ele ainda chora, agora que é adulto.
Acontece que nenhum traço de caráter quer viver novamente a sua dor de criação. Ou seja, pessoas que tem muito do traço de caráter oral, não querem mais se sentirem abandonadas.
Em outras palavras, elas vão querer ter muitas pessoas por perto, vão querer se relacionar, fazer novos amigos. E, não para por aí. Lembra que falamos de algumas sensações ruins provocadas pelo frio e fome?
Ela vai querer se manter bem longe delas. Aliás, podemos dizer que o traço de caráter oral vive, dentro de si, um turbilhão de emoções e sensações.
É por conta desse turbilhão que ele precisa se expressar. Precisa aliviar. Precisa liberar um pouco dessa energia para que ele possa voltar ao se equilíbrio natural.
Possa ser que ele realmente queira expressar uma sensação de angústia e abandono. Ou, simplesmente, é a maneira que ele encontrou para chamar atenção e pedir o que ele quer. Lembre-se, foi assim que ele aprendeu a sobreviver quando era criança.
E quer sabe? Se CHORAR é importante pra você, não existe nada de errado com isso. Pode até ser que você não saiba o motivo do choro, mas a verdade é que você não precisa entender.
Só faça aquilo que lhe faz bem.
Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…
A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…
O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…
E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…
Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…
Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…