Trabalhar em equipe pode ser um verdadeiro desafio, ainda mais se você não for capaz de lidar com 5 tipos de problemas em potencial.
Trabalhar em equipe pode ser um verdadeiro desafio, ainda mais se você não for capaz de lidar com 5 tipos de problemas em potencial.
Viver em sociedade tem lá os seus desafios, e não dá pra negar que que o convívio social é um dos principais.
Muito disso se deve a importância que as relações interpessoais assumem na nossa vida, é claro, uma vez que lidar com outras pessoas é uma coisa que está presente em praticamente tudo o que vamos fazer. Seja no espectro pessoal ou profissional.
Coisas que vão desde uma compra no supermercado, até um bate papo descontraído em frente de casa.
Quando analisamos um pouco desse cenário, conseguimos ter uma noção do porque esse convívio pode ser desafiador. Afinal, as pessoas são tão distintas umas das outras, com comportamentos, cultura, sonhos e interesses tão diferentes entre si.
Diferenças que podemos constatar só de observar o mapa de caracteres dessas pessoas. São essas diferenças que tornam natural a existência de conflitos, discussões, desentendimentos, atritos e outros tipos de problemas.
Agora pense, se isso já acontece com pessoas que convivemos muito pouco, imagine com pessoas em que esse convívio é muito maior? Em um relacionamento afetivo, por exemplo, o desafio já pode chegar a outro patamar.
Outra relação que pode vir a ser muito difícil é a do dia a dia profissional de uma equipe. É claro que, nesse caso, a profundidade da relação é muito menor. Porém, não podemos dizer o mesmo da complexidade.
Até mesmo porque não é nada incomum que a gente encontre pessoas que passam muito mais tempo ao lado de seus companheiros de trabalho do que dos seus de vida.
Juntando isso com todo o estresse do dia a dia, metas e objetivos a serem cumpridos e tarefas a serem executadas, podem fazer do convívio de uma equipe algo difícil de lidar.
Além disso, problemas nesse sentido podem prejudicar e muito uma empresa. Uma vez que essa falta de sinergia pode impactar diretamente os resultados individuais e coletivos dos membros que compõem uma equipe.
Até aqui, nenhuma novidade. Porém, se você quiser saber mais sobre os desafios do trabalho em equipe e como lidar com eles, acompanhe-me nesta leitura.
Trabalhar em equipe pode ser uma experiência muito boa e prazerosa, tanto para a empresa quanto para os membros da equipe, mas essa experiência também pode ser um verdadeiro desastre.
E cá entre nós, não estamos falando de nenhum absurdo. Afinal de contas, relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais, não são fáceis. E quando existem peças faltando para construção de bons relacionamentos, a chance de existir conflitos e outros tipos de atritos pode crescer exponencialmente.
Em outras palavras, investir em um bom clima organizacional é importantíssimo para evolução individual e coletiva dos colaboradores. E é claro que um ambiente saudável também contribui para que a empresa consiga atingir bons resultados.
Só que nem tudo está ligado a um esforço da empresa. Existem diversas questões que vão influenciar no ambiente corporativo e na boa relação entre os colaboradores que são de responsabilidade dos mesmos.
No fim das contas, existem vários desafios quando o assunto é trabalho em equipe. E é de grande interesse de todos que essas barreiras sejam mitigadas, existindo, assim, dando espaço para que exista uma grande sinergia entre os que as compõem.
E para te ajudar a lidar com isso, sendo você um colaborador, líder ou empresário, separamos uma lista com 5 dos principais desafios relacionados ao trabalho em equipe. Confira!
É como dizem “A comunicação é a alma do negócio.”. Não existem maneiras de manter um ambiente de trabalho saudável sem que exista boas práticas de comunicação.
Só que, embora pareça algo simples, nem sempre é o que ocorre dentro das empresas. Afinal de contas, por mais que a gente saiba exatamente o que é preciso para manter um processo de comunicação fluido e sem intercorrências, existem uma porção de coisas que pode influenciar esse processo.
A começar pelo fato de que estamos falando de pessoas, pessoas que são absolutamente diferentes entre si. Que lidam com as situações do dia a dia de maneira diferente. Tudo isso, e muito mais, pode acarretar em um cotidiano bem mais conturbado do que o planejado.
Além disso, existem outras coisas que prejudicam a comunicação como processos mal elaborados, rotinas mal planejadas e um dia a dia bastante agitado.
O ponto é que precisa haver harmonia entre a habilidade de se comunicar, do colaborador, e todo o escopo, oferecido pela empresa, em que o colaborador está inserido.
Você já precisou lidar com aquele tipo de pessoa que implica com absolutamente que ela não concorda? Aquela pessoa que não está nenhum pouco aberta que as coisas possam ser feitas de um modo diferente do que ela está acostumada ou que seja de sua preferência?
Em outras palavras, estamos falando do famoso “cabeça dura”. Pessoas inflexíveis que podem tornar o trabalho em equipe bastante desafiador.
Isso porque esse comportamento pode acarretar em dois problemas. Ou você precisa ceder e dar espaço a um tipo de solução menos eficiente e, até mesmo, problemática, ou você discorda do que esse tipo de pessoa propõe e pode se colocar em uma situação de desconforto e conflito.
Afinal, os inflexíveis não dão o braço a torcer.
É bem verdade que alguns traços de caracteres são mais presos às suas ideias, mas, a inflexibilidade, quando causa problemas, nada tem a ver com o tipo de funcionar de qualquer um dos traços.
É bem importante que você saiba disso para não procurar certos culpados olhando a situação com essa predisposição. O ponto principal é buscar entender as motivações dessa inflexibilidade e que costumam estar ligadas a diversos tipos de problemas.
Trabalhar com um cabeça dura é bem difícil, não é mesmo? Mas ainda assim, essa pessoa, pelo menos, aparenta algum tipo de disposição em relação ao trabalho.
Apesar de que, em casos onde a pessoa inflexível se vê em uma situação onde é obrigada a fazer algo que não está de acordo, é bem provável que ela faça essa tarefa com um nível de empolgação bem abaixo do esperado.
E aí entramos em um outro ponto que pode ser bastante desafiador quando estamos falando de trabalho em equipe, o baixo comprometimento.
Trabalhar com alguém que não está envolvido e comprometido com as metas e objetivos da empresa pode ser extremamente frustrante. E isso vale não somente para os líderes, mas, também, para a própria equipe.
Embora a desmotivação e o baixo comprometimento possam, em algum momento, serem bastante parecidos, existem muitas diferenças quando os colocamos lado a lado.
Enquanto um está mais ligado a um desalinhamento entre os interesses individuais em relação aos interesses coletivos, o outro diz respeito à predisposição com a qual o colaborador lida com suas tarefas, metas e objetos.
Em outras palavras, podemos descrever isso como uma falta de ânimo ou interesse em desenvolver suas atividades.
E é claro que essa desmotivação causa diversos impactos ruins para o desenvolvimento de uma equipe.
Mas o que fazer? O foco aqui é entender quais são as causas dessa motivação, afinal de contas, ela pode ser motivada por coisas simples e de fácil resolução
Tudo que um líder não quer é que o ambiente de convívio da sua equipe se torne algo intolerável. Quando isso acontece é inevitável que surjam diversos tipos de conflitos. Sejam eles motivados por problemas interpessoais, falhas nos processos, diferenças relacionadas a metas e objetivos, entre outros.
Um ambiente conflitante pode ser bastante prejudicial para que uma equipe de trabalho consiga desempenhar bem as suas atribuições. E olha que basta uma única pessoa para desestabilizar todos os trabalhos de uma equipe.
No papel de líder, de gestor ou, até mesmo, de colaborador dentro da equipe, é muito importante buscar maneiras de lidar com esses desafios.
Isso vai fazer com que não só a equipe cresça, mas a empresa e os próprios colaboradores, que acabam conseguindo desempenhar o seu papel individual com muita mais eficácia.
E uma das melhores maneiras de fazer isso, se não a melhor, conhecer quais são os traços de sua equipe, ou os seus próprios, é claro.
Isso porque, a partir desse conhecimento, é possível entender, com mais profundidade, como uma pessoa funciona de verdade. Ou seja, como ela pensa, sente e age em relação a quaisquer coisas que ela precise encarar na sua vida.
Saber disso vai permitir que você identifique quais são os melhores ambientes, locais, tarefas e ocupações para que uma pessoa possa alcançar o máximo potencial dos seus traços.
O resultado disso é que todos saem ganhando. Empresa, líderes e colaboradores.
E se você quiser saber mais sobre o poder que o conhecimento dos traços pode gerar na sua vida, é só acompanhar o nosso conteúdo aqui no blog e nas nossas redes sociais.
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