Já parou para reparar o quanto as pessoas se distraem do principal para não terem que lidar com o que realmente faz a diferença? O mundo do desenvolvimento está desse jeito e tanto as pessoas que precisam de ajuda quanto os profissionais que deveriam resolver os problemas estão se distraindo e se contentando em apenas “conversar sobre”. Esses dois questionamentos já são suficientes para alguém começar a disparar críticas, ataques e opiniões sobre quem realmente tem que resolver o problema, se é o profissional contratado o ou cliente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já seriam suficientes para um debate filosófico sobre a real possibilidade de se resolver ou não o problema de alguém de forma definitiva. Ou quem sabe, uma ótima oportunidade para uma longa e interminável discussão sobre qual técnica é melhor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas quer saber a verdade? Isso em si não passaria de apenas mais uma CONVERSA SOBRE O PROBLEMA. Quando nós falamos que resolvemos QUALQUER problema da vida de uma pessoa, somos atacados e criticados. Outro dia recebemos um textão de uma profissional dizendo que a Dra. Vanessa não poderia fazer o que ela faz aqui no Corpo Explica por ela ser uma doutora em psicologia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O mais estranho é que a mesma pessoa critica a abordagem do Elton e afirma categoricamente que ele não pode fazer o que faz aqui justamente por não ser psicólogo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Meu cérebro logo dispara: WHAT???
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela não pode por ser psicóloga e doutora em psicologia. Ele não pode por não ser psicólogo. Ainda bem que ela não disparou contra mim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas reparem que interessante. A pessoa não quer aprender a resolver os problemas, ela não reparou no resultado que nós geramos e como resolvemos rapidamente o problema de uma pessoa. Ela preferiu conversar sobre. Se ela estivesse fazendo isso apenas conosco, em um ambiente técnico, até seria aceitável, mas a verdade é que essa é mais uma profissional treinada para “conversar sobre” os problemas das pessoas.
Você sai de casa com disposição para descobrir uma verdade e ter que tomar decisões difíceis ou sai de casa para encontrar mais uma teoria para a sua realidade?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vamos subir a régua da vida e do mercado de desenvolvimento humano?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) SE VOCÊ FOR CONTRATAR UM PROFISSIONAL PARA TE AJUDAR:
Pergunte pra ele se ele vai resolver o seu problema ou se vocês irão apenas conversar sobre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso vai te indicar se essa pessoa é um profissional qualificado e saudável como pessoa o suficiente para te ajudar. Se ela disser que a responsabilidade pela solução não é dela, fuja o mais rápido que der conta e não gaste o seu dinheiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A menos que você realmente queira apenas conversar sobre o problema. Que pode ser o seu caso, mas pelo menos seja honesto ou honesta consigo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) SE VOCÊ TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:
e comprou a tese de que a responsabilidade pela solução não é sua eu quero ver você ter a coragem de avisar isso para o seu cliente de forma bem objetiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Coloque um quadrinho na sua parede, na porta do seu consultório ou na capa da sua rede social dizendo:
Isso fará com que você não tenha que se explicar com mais nenhum cliente que não encontrou contigo a solução definitiva para o problema dele e com certeza será procurado pelas pessoas que não querem resolver seus problemas, mas querem apenas conversar sobre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto sociedade nós precisamos evoluir na nossa capacidade e disposição de enfrentar os nossos fantasmas e descobrir o que realmente está acontecendo conosco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui no Corpo Explica nós acreditamos na construção de adultos absolutamente saudáveis e para isso pagamos inclusive um preço de desenvolvimento pessoal muito alto. Nós provamos da nossa própria receita, nós bebemos do nosso próprio remédio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na construção do adulto saudável é fundamental que a pessoa descubra com clareza e velocidade qual é a real causa do problema dela e que no mesmo momento ela encontra um caminho de cura rápido e claro o suficiente para que ela não se distraia dela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você teria coragem de descobrir o que realmente está acontecendo contigo que ferra a sua vida financeira, os seus relacionamentos ou a saúde do seu corpo com tanta clareza a ponto de nunca mais você poder falar que não sabe o motivo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ou se você trabalha com desenvolvimento de pessoas, você teria coragem de se apresentar para o mercado como o profissional que revela a verdadeira causa e apresenta o caminho infalível de cura?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você enquanto pessoa não tem coragem de buscar isso pra você, tudo bem, você tem sorte, a maioria dos profissionais do desenvolvimento humano apenas conversam sobre os problemas das pessoas e dão desculpas técnicas para justificar o resultado que não aparece e a cura que não chega.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, se você faz parte dos profissionais que apenas conversam sobre os problemas e criam explicações para a falta de resultado em vez de realmente resolver o problema das pessoas, anote uma coisa de caneta bem forte no seu caderno:
Por mais que você se iluda dizendo que ajudar as pessoas é a sua missão de vida, por mais que você repita o quanto você ama fazer o que faz e por mais que você insista em publicar frases de efeito nas redes sociais, acredite: em poucos anos isso não terá o mínimo valor para as pessoas que procuram cura para suas dores existenciais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Decida hoje se você quer resolver problemas ou se quer conversar sobre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se for trilhar o caminho da solução em vez da conversa, da opinião e das conversas técnicas, comece resolvendo os seus problemas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O profissional que bate no peito e fala que resolve os problemas das pessoas não é uma pessoa podre por dentro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você só será capaz de levar as pessoas até onde você já foi.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já que você está com tempo para navegar na internet, aproveite este tempo, não fique navegando de site em site ou rolando as redes sociais sem saber o que procura.
1. Você tem resolvido os seus problemas ou apenas conversado sobre eles?
2. Você é capaz de resolver os problemas das pessoas ou é pago (a) apenas para conversar sobre?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu poderia te dar mil dicas de como parar de apenas conversar sobre os problemas e passar a resolver definitivamente cada um deles. Ou como bom masoquista eu poderia preparar um passo a passo pra você.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas quer saber a verdade? O que está faltando para as pessoas de um modo geral é o que está faltando mais ainda entre os profissionais do desenvolvimento humano: tá faltando amor, tá faltando humanidade e tá faltando pensar um pouco por si só.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A falta de amor e a falta de humanidade nas pessoas está deixando os profissionais frios e incapazes de abandonarem as regras, as técnicas e as práticas comuns, mesmo quando elas não dão fim nos problemas das pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E o pior é que muitos deles fazem isso para continuarem não tendo que resolver seus próprios problemas, afinal, “se eu não encontro solução para os outros eu não sou obrigado a encontrar para os meus próprios problemas” e posso seguir dizendo que a vida é assim mesmo, que tem coisa que não muda ou qualquer coisa do tipo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas cá entre nós. Será que alguém pode apertar o botão vermelho e PARAR com isso tudo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Será que alguém pode levantar a mão e dizer que tem solução? Será que alguém pode resolver isso tudo? Será que você poderia ter a coragem de se tornar esse alguém?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O mundo precisa, você precisa, as pessoas precisam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Do lado de cá a gente segue prometendo, entregando e ensinando a cura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se quiser seguir o caminho da cura e fazer parte das pessoas que resolvem problemas em vez de apenas conversar sobre eles, continue nos acompanhando e compartilhe os nossos conteúdos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É muito bom ter você aqui com a gente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Guilherme Geest
Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…
A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…
O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…
E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…
Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…
Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…
View Comments
uau me vi falando aqui
Que texto incrível. Simplesmente incrível, minha tia tem falado muito sobre blog, videos e ficou muito triste por não ter conseguido vaga no workshop. Sou Gerente de Projetos em TI e amo pessoas, e me deparo sempre em todos os meus projetos com pessoas que precisam de ajuda e a falta de profissionais que deveriam resolver os problemas estão apenas “conversar sobre”. Por isso eu resolvi estudar além das minhas especializações na área TI, hoje me preocupo também em me especializar como posso dentro das minhas responsabilidades de gestão ajudar as pessoas resolverem seus problemas e assim extrair o que elas tem de melhor. Gratidão por compartilhar este ensinamento, com certeza quero participar do próximo workshop.
Oi Guilherme, Oi Elton, Oi Dra. Vanessa,
Nossa esse textão pegou bem no meu coração. Vinha profissional no ramo do desenvolvimento pessoal e estou migrando para ministrante e palestrante justamente porque o meu coração me dizia: "estou cansado de bater papo e não ver resultados". Morei 12 anos na Espanha e lá me formei em BioNeuroEmoção, que é uma terapia holística de transformação de aprendizados e crenças através das emoções. Porém em consulta o primeiro que eles recomendam falar, como desculpa técnica é: "se o cliente não fizer a parte dele fora da consulta, não haverá cura ou transformação." E isso sempre foi decepcionante. Quando voltei ao Brasil segui com essa linha da BioNeuroEmoção, até que me deparei com o Coaching Integral Sistêmico. O Coaching tal como antigamente não era a minha praia porque assim como a medicina tradicional trata o ser humano por partes (risos), Business por um lado, Health por outro, Life como outro objetivo. Já o Coaching Integral Sistêmico abraça o ser UM todo e trabalha 11 pilares integrados e sistêmicos: foca em um pilar e os demais melhorarão de maneira sistêmica. Porém, mais uma vez, em sessão se repete muito: "você é auto-responsável pelo que acontece na sua vida." E assim, mais uma vez, eu me via me "explicando" de antemão à não cura...DECEPCIONANTE e FRUSTRANTE. Por esse motivo, estou migrando para os treinamentos, cursos e palestras, na intenção de entregar a informação à quem interessa, no propósito de uma transformação onde eu como terapeuta ou coaching me torne desnecessária. E foi em um desses locais que descobri O CORPO EXPLICA, uma colega de profissão, mas precisamente uma Coach que leva ainda mais anos que eu no mercado de trabalho fez o ultimo workshop de vocês e veio me contar, com brilho nos olhos, que finalmente estava curada. Depois de 12 anos de processos de terapia e coaching, em UMA imersão do O Corpo Explica ela realmente se transformou e curou. GENTE....É ISSO QUE EU QUERO SER. É ISSO QUE EU QUERO FAZER. QUERO SER BRUXA E FEITICEIRA COMO VOCÊS SãO!!!!! Cheguei tarde para o próximo workshop, mas estou ávida por informação. Estou pronta para romper a minha crisálida e finalmente voar com as grandes asas que tenho. Poder transformar e REALMENTE curar à todas as pessoas que chegam à mim diariamente em busca da cura verdadeira. Será uma grande HONRA poder trilhar o caminho do ensinamento que vocês compartilham. Por amor, não esqueçam de mim para uma vaga de última hora, uma cadeirinha na esquina da sala, até mesmo como voluntária nas gravações, no workshop, na imersão...tudo é válido e estou pronta para saltar. Dar esse salto de fé, porque eu já creio e agora só falta ver.
ps: acabei de lembrar de um sonho que tive em que a seguinte frase se repetia durante toda a noite e em todos os lados do sonho: "VANESSA ADDRESS...VANESSA ADDRESS...VANESSA ADDRESS." (sem brincadeira ;)
Que texto inspirador!!!!
Fiquei com uma pergunta:: você ou vocês, acreditam e apresentam uma solução única para cada causa dos desequilíbrios que as pessoas apresentam??