Sobrepeso e Obesidade Infantil e a sua relação com o Traço de Caráter Oral

O sobrepeso e a obesidade infantil são preocupações presentes na vida de muitos pais e mães pelo mundo. Mas, o grande problema dessa história, é quando eles não fazem a mínima ideia da verdadeira razão por trás disso.

00
O corpo explica
criança em cima da balança indicando sobrepeso e obesidade

O sobrepeso e a obesidade infantil pode ser um problema sério, ainda mais se você não souber os verdadeiros motivos por trás disso.

Você já ouviu falar em crianças com sobrepeso e obesidade infantil? 

É comum encontrarmos pais que vivem com essa preocupação sobre seus ombros e que ficam tentando encontrar o motivo pelo qual seus filhos não emagrecem de jeito nenhum. 

Aliás, grande verdade é que mais parece que esse problema só piora.  

Portanto, se você está nesta situação eu sugiro que você continua com esta leitura para entender a verdadeira razão que está por trás de tudo isso.  

Assim, você poderá ajudar essa criança a ter uma vida muito mais leve e feliz. Combinado? 

Então vamos entender de uma vez por todas como é que o O Corpo explica sobrepeso e obesidade infantil. 

O Sobrepeso e a Obesidade Infantil 

Olá, meu nome é Vanessa Cesnik, sou Doutora em psicologia pela USP e cofundadora d’ O Corpo Explica. 

E o que vamos falar no, artigo de hoje, é sobre o sobrepeso e a obsidade infantil.

Esse é um assunto muito sério, até mesmo porque não é de hoje que encontramos pais e mães extremamente preocupados com o peso dos seus filhos. O que é perfeitamente natural, afinal de contas, o sobrepeso e a obesidade infantil são situações que podem provocar uma série de problemas para a saúde das crianças. 

E o pior disso tudo é que nenhuma medida tomada parece surtir algum efeito. Exercícios físicos, mudanças na rotina alimentar e várias outras medidas. Nada disso é o suficiente para resolver, e até mesmo amenizar, a situação que essas crianças estão vivendo. 

Pelo contrário, o que os pais, mães e cuidadoras notam é que o problema persiste na vida delas, enquanto outras, com rotinas muito longe de serem saudáveis, vivem uma vida totalmente normal, mantendo um peso dentro dos padrões considerados saudáveis. 

Mas antes de te apresentar o verdadeiro problema que está por trás do sobrepeso e obesidade infantil, eu preciso te contar uma coisa. Existe um padrão entre essas crianças. 

Elas se importam muito com as pessoas que elas amam e muitas vezes elas deixam de lado aquilo que é realmente importante para elas para se importar com os problemas dos outros, cuidando delas para que elas permaneçam sempre por perto. 

De modo que, isso tem tudo a ver com o sobrepeso delas. 

O erro dos pais em não conhecer seus filhos  

A grande verdade é que pais e mães acabam cometendo vários erros, mesmo que sem saber, e que pequenos ajustes, nesse sentido, já seriam suficientes para gerar resultados bastante positivos em relação ao peso dessas crianças. 

E o que acontece é que esses pais não entendem como o sistema nervoso dos seus filhos foi moldado para ter o formato do corpo que tem hoje. E como isso se reflete no funcionamento da mente dessa criança. 

Até mesmo porque, o principal estímulo que as crianças vão ter para desenvolver esse problema, é viver em situações que coloquem o seu principal traço de caráter na dor.  

Em outras palavras, quando os pais não sabem como seus filhos de fato funcionam, fica muito difícil propor medidas que sejam realmente eficazes para lidar com o sobrepeso e obesidade dessas crianças. 

E aqui, nesse vídeo, vou apresentar o primeiro dos cinco traços que tem uma certa tendência a desenvolver esse tipo de problema. 

Oral, o primeiro traço com tendência a engordar 

O oral é o primeiro, na ordem de formação dos traços, a apresentar essa tendência. E lembra que eu disse sobre as crianças que se importam muito com outras pessoas, para mantê-las por perto, ao ponto de deixarem de lado o que é importante pra elas? 

Enfim, isso tem tudo a ver com essa tendência.  

Ambientes desfavoráveis para o Oral emagrecer 

O oral vai ter problemas em relação ao peso quando: 

Entenda que essas são algumas situações onde o oral vai entrar em contato com a sua dor existencial e, para lidar com isso, a solução que ele coloca em ação é comer desenfreadamente na tentativa de preencher o vazio que ele está sentindo. 

Além disso, quanto mais essa criança come e mais aparente ela fica, mais ela acaba atraindo as atenções das pessoas que estão a sua volta. Fazendo com que ela não se sinta mais sozinha e abandonada, mantendo ela o mais longe possível da sua grande dor. 

Ambientes favoráveis para o Oral emagrecer 

O oral vai ter um ambiente favorável para o emagrecimento quando: 

Atitudes assim vão totalmente de encontro com tudo que o oral precisa para viver no seu recurso, bem longe da sua dor de formação. 

E é isso que pais e mães precisam para que os seus filhos possam viver de maneira muito mais leve e felizes. 

Mas lembre-se, esse é um dos dois traços que tem essa tendência. Existe outro traço que também pode ter dificuldades quando estiver frente a frente com uma balança.  

Só que com um porém, as motivações deste outro traço são totalmente diferentes e você vai poder acompanhar isso na próxima semana, combinado? 

E se tudo isso fez sentido pra você, que tal compartilhar esse artigo com pais e mães que vão finalmente conseguir entender a razão que está por trás do sobrepeso e obesidade dos seus filhos.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No comments found.

Veja mais na categoria

Power by::