Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

Para o mundo de hoje,  a procrastinação é tida como uma grande vilã. Ela é responsável por prejudicar significativamente o nosso desempenho, bem como o resultado de nossas tarefas.

A partir disso precisamos contextualizar os fatos. Vivemos em um período onde o ato de parar não é uma alternativa bem vista. Afinal, essa é uma atitude que afeta diretamente os níveis de produtividade de um profissional, ou um estudante, não é mesmo?

Aliado a esse motivo, existem inúmeras razões pelas quais empresas e grandes corporações têm buscado a excelência em suas operações.

Existem altíssimos níveis de competitividade, além de uma exigência que cresce a cada dia, relacionada à qualidade dos produtos. 

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação, para depois?

Mas não é apenas no âmbito profissional que as pessoas procrastinam. Essa atitude pode ocorrer em relação aos estudos, atividades domésticas, prática de exercícios e muito mais.

Mediante a isso, nós, do Corpo Explica, temos algumas importantes perguntas para você. Afinal de contas, por que procrastinamos? Existem razões pelas quais isso ocorre? Como o nosso corpo pode justificar essa atitude?

Acompanhe-me nesta leitura e descubra o profundo significado por trás do ato de procrastinar.

O que é procrastinação

Qual é a pessoa que nunca adiou um compromisso, uma tarefa, ou até mesmo uma importante obrigação para mais tarde? É exatamente disso que se trata a procrastinação, deixar de cumprir algo, naquele determinado momento, adiando a sua realização. Mas isso não se encerra por aqui.

Além do fato de deixar de lado essa atividade, existe ainda um sentimento de culpa e arrependimento. 

Mas, embora suas consequências sejam bastante claras, no sentido de não apenas reduzir o rendimento de uma pessoa, mas também causar estresse e ansiedade,  como se justificam esses atos?

Deveria ser um simples caso de conscientização. Afinal, fica claro o problema e o próprio procrastinador entende esse problema. E por que ele não consegue somente parar?

Isso porque a procrastinação não se resume apenas ao fato de um profissional que se atrasa na entrega de relatórios, por exemplo.

Como a procrastinação ocorre

A procrastinação pode ser facilmente identificada em outras áreas da vida de um ser humano, exemplos claros disso são encontrados em pessoas que adiam o início de uma dieta, por exemplo, ou na prática de exercícios físicos, adiamento de estudos e muito mais.

Em uma pesquisa realizada em parceria com diversos países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Japão, chegaram a uma estimativa alarmante. Eles identificaram que aproximadamente 20% da população, de cada um desses países, é formada por procrastinadores crônicos.

Esses indivíduos, intitulados crônicos, não apenas adiam uma ou outra tarefa, mas tornam suas vidas um constante processo de indefinições. Isso pois a procrastinação se torna um hábito e se estende para todas as áreas da sua vida

Mas por que esse grande número de pessoas faz isso? Por que elas preferem aderir a procrastinação ao invés de simplesmente negar-se a realizar essa tarefa? Ou porque elas simplesmente não a realizam e ficam livres das consequências posteriores à procrastinação? Continue nesta leitura para saber quais são as verdadeiras razões para isso.

Por que as pessoas procrastinam tanto?

A partir desse momento já conseguimos formular que a procrastinação é algo ruim e que pode nos prejudicar, seja na nossa carreira, nos nossos relacionamentos e, até mesmo, na nossa saúde, não é mesmo?

Mas antes de apontar o dedo e querer julgar essa atitude você já se perguntou o que leva uma pessoa a procrastinar? Afinal de contas, para a pessoa que está fazendo isso não é nada fácil, afinal, as consequências não demoram para vir.

E, para tirar um pouco o peso das costas daqueles que se identificam no perfil de procrastinadores, saiba que a procrastinação tem a sua importância, bem como a sua necessidade.

O ato de procrastinar é, na verdade, um mecanismo de defesa, um mecanismo de sobrevivência que o nosso corpo e mente utilizam para sermos capazes de lidar com algo ruim.

Mas o que seria essa coisa ruim? 

A procrastinação pode ser facilmente identificada em outras áreas da vida de um ser humano

A dor existencial dos traços

Para encontrarmos a resposta dessa pergunta precisamos voltar no tempo, mais precisamente para a nossa primeira infância, desde a gestação até, aproximadamente, nossos 5 anos de idade. É a partir desse momento que ocorre o processo de mielinização do sistema nervoso, que se dá em 5 etapas.

Cada uma dessas 5 etapas do nosso sistema nervoso registra uma grande dor existencial. Esse registro ocorre conforme vivemos e experienciamos diferentes situações no nosso cotidiano.

Deste modo, são registradas 5 grandes dores, sendo elas:

  • Rejeição
  • Abandono
  • Manipulação
  • Humilhação
  • Traição

Essas dores, registradas na nossa primeira infância, são fatores de extrema importância pois. É a partir do grau de intensidade, na qual cada uma delas se manifesta, que é então determinado o quanto de cada traço de caráter uma pessoa desenvolverá.

São 5, os traços de caráter formados a partir do processo de mielinização, sendo eles:

  • Esquizóide
  • Oral
  • Masoquista
  • Rígido
  • Psicopata

Mas qual é ligação que existe entre esse processo de mielinização, dores e traço caráter, com a procrastinação?

É muito simples. No decorrer deste artigo foi dito que a procrastinação surge como um mecanismo de defesa, uma proteção do nosso corpo e mente, não é mesmo?

É deste modo que ela se relaciona com o processo de mielinização.

Cada traço de caráter possui suas características, baseadas, sobretudo, no desenvolvimento que se originou na primeira infância. Deste modo, cada um desses traços possui as suas respectivas grandes dores.

Elas são a peça chave para justificar o motivo pelo qual as pessoas procrastinam, afinal de contas, se a procrastinação é um mecanismo de defesa do nosso corpo e mente ela se manifesta a fim de nos proteger de algo ruim que está acontecendo.

Talvez você nem mesmo tenha consciência plena disso ou como ocorre, mas o fato é que existe um grande motivo por trás dos seus atos de procrastinação. Uma grande dor e seu corpo e mente estão tentando te proteger disso.

Quer saber quais são os padrões relacionados à procrastinação e os traços de caráter? Confira logo abaixo.

A procrastinação e os traços de caráter

Esquizóide

Os esquizóides são aquelas pessoas que optam pela solidão. Possui uma característica de serem bastante centradas e tendem a racionalizar os seus sentimentos. 

Quando relacionamos esse traço caráter com a procrastinação precisamos compreender qual é a dor predominante e que justifica a sua origem e conseguimos identificar.

Se trata da rejeição.

Esse medo de ser rejeitado faz com que os esquizóides tenham certa dificuldade quando o assunto se refere à auto exposição, por exemplo.

Falar em público, realizar uma apresentação profissional ou até mesmo lidar com um grupo de amigos podem ser atividades bastante difíceis para essas pessoas.

Deste modo, não é incomum perceber que, pessoas assim busquem esquivar-se de situações como essas, adiando-as.

Oral

Em contrapartida dos esquizóides, que buscam o afastamento, os orais preferem que haja um contato mais estreito com outras pessoas. Além disso, são bastante emotivos.

Para podermos relacionar esse traço com a procrastinação precisamos saber qual é a sua dor.

Se trata do abandono.

Por isso, pessoas com esse perfil procuram fugir de situações das quais ele tenha que lidar com emoções negativas. Isso porque ele tem a tendência de potencializá-las, causando assim um profundo sentimento de vazio, de abandono.

É por esse motivo que ele busca preencher esse vazio se rodeando de pessoas, ou até mesmo por intermédio da comida, por exemplo.

Desse modo, situações que ele tenha que pôr o seu equilíbrio emocional à prova, além de potenciais perdas e o medo de arriscar-se sozinho são momentos onde os orais provavelmente irão procrastinar.

Psicopata

O psicopata se trata de um traço intimamente ligado ao poder. São excelentes negociadores e não querem, de forma alguma, sair perdendo, seja em seus negócios ou relacionamentos.

A dor predominante dos psicopatas é a manipulação.

Isso faz com que eles tenham certa dificuldade em lidar com situações onde não estão no poder. 

Os psicopatas esperam sempre ganhar, ou, ao menos, que a troca seja equivalente. Ter que lidar com uma situação onde ele não consegue calcular o resultado, ou pior, que ele saia perdendo não é uma tarefa nada fácil. Ainda mais quando não é ele o responsável por criar essas situações.

A procrastinação ocorre quando eles, na impossibilidade de dizer não, acatam a favores e pedidos dos quais ele não consegue perceber uma compensação que seja satisfatória para si, ou não consegue fechar essa conta em sua mente.

Masoquista

Lealdade, resiliência e confiança são características que os masoquistas possuem de sobra.

A dor presente, nesse traço de caráter, é a da humilhação.

Isso faz com que os masoquistas façam certas exigências a fim de garantir a sua segurança, de modo que ele não venha a sofrer, novamente, uma nova humilhação. Eles querem ter a certeza que tudo caminhará conforme o planejado, evitando, assim, situações de risco.

Mas não para por aí, os masoquistas possuem uma grande dificuldade de dizer não. Isso os tornam verdadeiros depósitos de problemas que não são deles.

Momentos onde os masoquistas sentirem desconfiança sobre as tarefas que precisam realizar, falta de planejamento e com muitas incertezas, serão situações onde o masoquista irá procrastinar.  

Rígidos

Chegamos ao último traço de caráter formado no processo de mielinização.

As pessoas do traço de caráter rígido são aquelas que não fogem de uma boa competição. São movidas por desafios e não aceitam menos do que a vitória, buscando, constantemente, novos confrontos .

A dor predominante, encontrada em pessoas com esse caráter, é a traição.

Por tratar-se de pessoas que estão tentando alcançar a perfeição. Ficar em segundo plano, ser comparado e trocado por uma outra opção é o que os remete a essa dor.

Situações onde os rígidos sentem que estão perdendo uma disputa, ou que claramente não serão escolhidos serão momentos em que ele irá procrastinar. 

Mas não para por aí, não ter controle sua a situação também o colocará em uma situação de alerta. 

O ato de procrastinar é, na verdade, um mecanismo de defesa, um mecanismo de sobrevivência que o nosso corpo e mente utilizam para sermos capazes de lidar com algo ruim.

Conclusão

Você conseguiu identificar quais são as situações onde você normalmente opta pela procrastinação? Além disso, conseguiu compreender qual a relação entre a procrastinação e os traços de caráter?

Para saber mais sobre eles basta acessar o nosso canal no youtube, lá você encontrará uma coletânea com vídeos que vão detalhar passo a passo o processo de transformação dos traços de caráter e como eles influenciam a vida de cada um.

E você tem alguma dúvida? Quer nos deixar alguma sugestão de tema? Faça seu comentário, no campo abaixo. E se você gostou deste artigo compartilhe em suas redes sociais.

O Corpo Explica

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

2 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago

Insegurança nos Relacionamentos – Existe alguma causa por trás disso?

Viver a insegurança, associada a um relacionamento, é uma coisa muito mais comum do que…

3 anos ago