Esquizoide

Um mundo inteiro
dentro de sua cabeça
  • Período de Formação:  Gestação
  • Período:  Intrauterino a 1 mês
  • Região Mielinizada:  Cérebro
  • Dor existencial:  Rejeição
  • Recurso:  Imaginação
Introdução ao traço Esquizoide Introdução ao traço Esquizoide

Introdução

O Esquizoide é o primeiro traço de caráter formado a partir de um processo chamado de mielinização do sistema nervoso. Processo onde as pessoas desenvolvem o controle e a sensação em relação ao seu corpo e mente. E isso vale para cada um dos cinco traços de caracteres.

Agora, o que você precisa saber é que cada traço possui características específicas. Em outras palavras, os traços são os principais responsáveis pelo modo de ser, agir e pensar de uma pessoa. E claro, pelo formato do seu corpo também. Afinal, é através dele que conseguimos revelar todas as informações escondidas na mente de qualquer pessoa.

E lembrando que, toda pessoa é formada por todos os cinco traços. Nem mais, nem menos. É essa mistura que faz com que cada pessoa seja absolutamente única. Agora que você já sabe disso, vamos conhecer melhor o traço de caráter Esquizoide.

Para fazer isso, vamos dividir o assunto em 5 tópicos que são importantíssimos na história de formação e desenvolvimento de cada um dos cinco traços. Então, bora entender como funciona o primeiro dos cinco traços.

Momento

É comum pensarmos no nosso nascimento como o começo de tudo. Afinal, é a partir desse instante que somos apresentados ao mundo onde vamos crescer e nos desenvolver.

Porém, o que você talvez não saiba, é que o início desse desenvolvimento já havia começado a muito tempo pois recebemos estímulos que vão moldar o nosso corpo e mente quando ainda estamos dentro do útero de nossas mães.

É nesse momento, referente a gestação, que se inicia a formação do traço de caráter Esquizoide. Nesse período, todas as energias, que vão garantir, a nós, controle e sensação, estão concentradas na
região cerebral.

Dor existencial

Existe uma razão para que cada traço de caráter venha a se desenvolver. E essa razão está intimamente ligada a uma dor.

Uma dor tão grande que, para sobreviver, o nosso corpo e mente se desenvolvem de um jeito para não ter que lidar mais com essa dor. É o que chamamos de dor existencial.

A dor existencial do traço de caráter esquizoide é a dor da rejeição.
Foi a dor da rejeição que fez com que o traço de caráter esquizoide se desenvolvesse. E é uma dor que essa criança vai carregar por toda a vida.

Mas não pense que isso foi algo provocado pela mãe da criança. Isso aconteceu de maneira involuntária e dependeu única e exclusivamente da percepção que essa criança teve do mundo a sua volta. Em outras palavras, o útero de sua mãe.

Isso porque toda vez que ela mexia, sentia que aquele seu mundo ficava pior, de alguma forma. Para ela, foi como se aquele útero estivesse a rejeitando.

E como já dissemos, isso não representa a vontade da mãe. O problema é que naquele momento ela deveria estar passando por diversas dificuldades. Financeiras, psicológicas, físicas. Tudo isso pode causar algum tipo de impacto no nosso corpo. Inclusive no útero.

E para lidar com esse sentimento de rejeição, a criança concentrou todas as suas forças na única região que ela começava a ter mais controle e sensação. O cérebro. Daí a razão para o desenvolvimento do traço de caráter esquizoide.

Recurso

Não seria justo se o mundo nos presenteasse com uma dor e não oferecesse nada em troca, não é mesmo?

E quando falamos dos traços, é bom que você saiba que nem tudo ligado a eles é negativo.

Afinal, a mente e o corpo de uma pessoa, com muito do traço de caráter esquizoide, desenvolve-se de modo que ele possa lidar com o sentimento de rejeição e viver o mundo da melhor maneira possível.

Tudo isso através de uma habilidade incrível que ele vai aprender para afastar, de uma vez por todas, qualquer problema que lhe faça vivenciar de novo a dor da rejeição. Chamamos essa habilidade de Recurso e, no caso do esquizoide, esse recurso é o da imaginação.

Com esse recurso em mãos, o esquizoide vai ser excelente em:

  • Racionalizar;
  • Imaginar;
  • E criar tudo a partir de sua cabeça.

Com tanta energia acumulada em seu cérebro, pessoas com muito do traço de caráter esquizoide vão ser o elo entre o mundo real e o imaginário.

Isso vai permitir que eles construam coisas do zero. Afinal, criatividade é o seu ponto forte. E se ele souber como usar esse recurso, o sucesso é garantido.

Formato do corpo esquizóide

Formato do corpo

Não podemos esquecer que o desenvolvimento dos traços não molda apenas a mente de uma pessoa, o corpo também é moldado.

Tudo isso para poder sobreviver ao mundo sem ter que lidar com a dor da rejeição. E o formato do corpo de pessoas com muito do traço de esquizoide poderá apresentar as seguintes características:

Formato do corpo esquizóide

Cabeça:

Sua cabeça é grande, alongada e com a testa ressaltada.

Tronco:

Magro, com ombros e quinas bastante ressaltadas.

Pernas:

Finas, com joelhos travados para trás.

São essas características que nos ajudam a identificar quais são os principais traços de caracteres de uma pessoa.

Conheça os outros
traços de caráter

Power by::