Rígido - Um mundo inteiro dentro de sua cabeça Rígido

Um mundo inteiro
dentro de sua cabeça
  • Período de Formação:  Início da Sexualidade
  • Período:  Entre 3,5 e 5 anos
  • Região Mielinizada:  Sacral
  • Dor existencial:  Exclusão
  • Recurso:  Execução
Introdução ao traço Rígido Introdução ao traço Rígido

Introdução

O Rígido é o quinto e último traço de caráter formado a partir de um processo chamado de mielinização do sistema nervoso. Processo onde as pessoas desenvolvem o controle e a sensação em relação ao seu corpo e mente. E isso vale para cada um dos cinco traços de caracteres.

Agora, o que você precisa saber é que cada traço possui características específicas. Em outras palavras, os traços são os principais responsáveis pelo modo de ser, agir e pensar de uma pessoa.

E claro, pelo formato do seu corpo também. Afinal, é através dele que conseguimos revelar todas as informações escondidas na mente de qualquer pessoa.

E lembrando que, toda pessoa é formada por todos os cinco traços. Nem mais, nem menos. É essa mistura que faz com que cada pessoa seja absolutamente única. Agora que você já sabe disso, vamos conhecer melhor o traço de caráter Rígido.

Momento

Conforme uma criança cresce e desenvolve, é notável perceber um grande despertar de consciência. E isso fica muito nítido quando chegamos ao período de formação do traço de caráter rígido. É claro que não podemos exigir nenhuma espécie de complexidade até aqui. Afinal, estamos falando de uma criança que tem por volta dos seus 4 anos de idade.

Mas mesmo assim não podemos deixar de nos surpreender. Isso porque a partir dessa fase a criança começa a perceber muitas coisas em relação às interações sociais. E, a principal delas, é que o mundo é formado em pares. Pai e mãe, tio e tia, avô e avó. Tudo isso estimula a criança a também ir em busca de seu par. E quem ela escolhe? Seus pais, é claro.

Toda essa descoberta é o que marca o desenvolvimento do traço de caráter Rígido. Sendo o momento onde existe o despertar da sexualidade. Nesse período, todas as energias estão concentradas na região sacral.

Momento do traço Rígido Momento do traço Rígido

Dor existencial

Existe uma razão para que cada traço de caráter exista e se manifeste em uma pessoa. Essa razão está intimamente ligada a uma dor. Uma dor tão grande que, para sobreviver, o nosso corpo e mente se desenvolvem de um jeito para não ter que lidar mais com essa dor.

É o que chamamos de dor existencial. A dor existencial, do traço de caráter rígido, é a dor da exclusão/traição. E as pessoas, com muito do traço de caráter rígido, sentiram isso em um momento onde começavam a ter uma percepção em relação ao modo como as pessoas se relacionavam, sempre se juntando em pares.

Observando todas essas interações é natural que essa criança também despertasse um certo interesse em formar o seu par. O que é reforçado ainda mais pelo fato de que existe um outro despertar, o sexual, que é estimulado pela região sacral.

E essa criança vai buscar o seu par nas pessoas com as quais ela mais tem afinidade, os seus pais. A menina vai procurar formar par com o seu pai e o menino com a sua mãe.

Porém, essa é uma disputa que ela não pode vencer. Afinal, precisamos lembrar que estamos falando de uma criança com aproximadamente 4 anos e em se tratando de relacionamento afetivo não têm como ela vencer. É dessa “derrota” que surge o sentimento de exclusão, de traição. Quando ela percebe que ela não é a melhor opção disponível.

Recurso

Para sobreviver em um mundo onde as pessoas, que tem muito do traço de caráter rígido, não gostariam de ter que lidar de novo com a dor da exclusão/traição, o processo de mielinização, ajuda-as desenvolvendo poderosas habilidades.

Habilidades que vão ajudá-las a lidar com essa dor e viver uma vida plena e feliz.

Para o conjunto dessas habilidades, nós, aqui do Corpo Explica, damos o nome de recursos. E quando estamos falando do traço de caráter rígido, estamos falando do recurso da execução.

Execução que vai permitir que as pessoas com muito do traço de caráter rígido possam fazer mais rápido e melhor, tudo aquilo que elas tenham interesse. Desse modo não tem como ela não ser a primeira opção.

Além disso, pessoas assim vão ser excelente em:

  • Competir;
  • Agir;
  • Destacar-se.
Formato do corpo do traço Rígido

Formato do corpo

Não podemos esquecer que o desenvolvimento dos traços não molda apenas a mente de uma pessoa, o corpo também é moldado.

Tudo isso para poder sobreviver ao mundo sem ter que lidar com a dor da exclusão/traição. E o formato do corpo de pessoas com muito do traço de caráter rígido poderá apresentar as seguintes características:

Formato do corpo do traço Rígido

Cabeça:

Sua cabeça é harmônica e proporcional.

Tronco:

Bem articulado com músculos e curvas bem definidas. Formato violão.

Pernas:

Torneadas, harmônicas, proporcionais com o desenho da musculatura.

São essas características que nos ajudam a identificar quais são os principais traços de caracteres de uma pessoa.

Conheça os outros
traços de caráter

Power by::