Existem 5 jeitos de lidar com excesso de peso. Conheça cada um deles
Existem 5 jeitos de lidar com excesso de peso. Conheça cada um deles
Quando o assunto é balança não existe consenso. De um lado, vai sempre existir o famigerado “magro de ruim”. Aquele que come mais do que o próprio peso e se mantem magro como nunca.
Do outro lado, existem aquelas pessoas que só de sentir o cheiro da comida já parece que estão ganhando um quilinhos a mais.
O fato é que nem todo mundo lida com a balança do mesmo jeito.
Até mesmo porque, nem sempre esse peso está relacionado com a comida. Nem com dietas, exercícios e nada disso.
Ele tem a ver com o funcionamento de cada um e pode se manifestar em excesso quando uma pessoa sente que precisa de:
E isso vai começar a fazer sentido quando você conhecer como cada traço se comporta com peso e quais deles poderão desenvolver essas necessidades.
E é exatamente isso que vamos falar no decorrer deste artigo. Portanto, se você quiser saber mais sobre como cada traço de caráter se comporta diante do excesso de peso, é só me acompanhar nesta leitura.
Falar sobre o comportamento dos traços é um assunto muito importante é que tem tudo a ver com você. E não teria como ser diferente, afinal de contas, todo mundo, ou pelo menos todo mundo que tem mais que 5 anos, é formado pelos 5 traços.
E é importante se atentar a esse fato pois é o conjunto desses traços que modela uma pessoa absolutamente diferente da outra, no que se refere ao formato do corpo e o tipo de mente que ela vai ter.
Esse modo de ser, que é formado pelos traços, vai determinar como uma pessoa vai sentir, pensar e agir ao longo de toda sua vida. Independente de qual for a situação.
Seja em relação ao trabalho, dinheiro, comida, lazer, e, até mesmo, o excesso de peso, toda a história de vida de uma pessoa vai ser construída com esses traços guiando cada passo que for dado.
Consegue perceber o como é importante saber disso? Aliás, como é importante conhecer quais são seus traços?
Muita gente vive uma vida cheia de problemas, dúvidas e incerteza porque vive em desalinhamento com o seu verdadeiro jeito de funcionar.
Já outras, deixam de aproveitar diversas oportunidades porque não sabem ao certo do que são capazes.
Enfim, esse é um assunto pra outro artigo. O que vamos falar hoje é sobre a relação entre os Traços de Caracteres e o excesso de peso. Então bora conhecer como cada traço lida com isso.
Ele quer é ficar longe dos holofotes, passando desapercebido por todos. O que seria mais difícil se ele tivesse um problema de excesso de peso.
Isso sem contar que um corpo “fora dos padrões” aumentaria as chances dele ser rejeitado, colocando-o frente a frente com a sua maior dor.
É por esses motivos que o peso não tem nenhuma função para esse traço de caráter.
Esse tipo de pessoa vai quer se conectar com outras, escutar o que elas tem pra falar e também poder se abrir.
Ele quer ser visto e notado. Porque desse jeito, quanto mais gente ele tiver por perto, mais longe ele fica do sentimento de abandono.
E quando isso não acontece é que uma das funções entra em ação, a do destaque. Porque, no seu inconsciente, se ele ficar cada vez maior, mais as pessoas vão notar que ele está por perto.
É assim que o excesso de peso vira um “aliado” na sua sobrevivência.
“Quanto eu vou receber em troca?”. Essa é a maneira que um psicopata lida com as coisas. Se o que ele receber em troca for vantajoso, tá tudo certo.
Senão, ele vai buscar maneiras para tornar a situação mais favorável. E o mesmo vai acontecer com o peso, só que de forma indireta, atuando como potencializador dos demais traços.
Se ele achar que o destaque, que o oral pode necessitar, vai trazer alguma vantagem para ele. Ele vai usar esse ganho de peso a seu favor.
Agora, se ele achar uma outra forma de ser visto, sem esse peso, ele vai convencer seu traço oral a seguir por esse outro caminho.
Resiliência. Essa palavra descreve bem o masoquista. E não é pra menos, desde muito novo ele preciso aguentar tudo, segurar suas emoções e não extravasar.
Além disso ele tinha que atender as expectativas que depositavam nele. Isso porque ele não queria ter a desaprovação de ninguém. Não queria decepcionar ninguém. Não queria se sentir humilhado.
É por isso que ele encontrou, na “força”, uma importante “aliada” para a sua sobrevivência e o excesso de peso surgiu para cumprir essa função, tornando-o mais forte a capaz de aguentar tudo.
Caso ele esteja em um ambiente em que ele não possa se abrir e nem possa errar.
Vencer é a única opção. É por isso que um rígido vai fazer de tudo para ser o melhor, o mais forte, o mais inteligente, o mais rápido. Afinal, ele precisa ser a única e melhor opção entre todos.
Você pode até pensar que o excesso de peso não tem nenhuma função. Mas, quando a pessoa passa por grandes problemas envolvendo a sua maior dor, o peso pode virar uma questão de sobrevivência.
E diferente do traço de caráter oral que quer ter mais peso para ser notado, o traço rígido vê no peso um modo de se “proteger”. Afastando qualquer atenção indesejada.
Se uma dessas funções estiver por trás do seu excesso de peso, não adianta fechar a boca ou aumentar a intensidade dos exercícios. Nada disso.
A única coisa que vai resolver é descobrir a razão dessa necessidade e aprender a lidar com isso, fazendo as pazes com o seu passado.
Afinal de contas, você pode e merece ser feliz sem precisar carregar esse peso.
É hora de acabar com essa guerra contra a balança. Quantos de vocês estão prontos e dispostos a viver uma vida mais leve? Conta aqui pra mim nos comentários.
Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…
A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…
O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…
E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…
Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…
Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…