Categories: O corpo explica

Os 5 Traços de Caráter – Como tudo começou

Os 5 traços de caráter são formados lá no início do nosso desenvolvimento.

Imagine que você fosse capaz de saber tudo, absolutamente tudo sobre a vida de uma pessoa apenas olhando algumas de suas fotos.  

Parece surreal não é mesmo? Mas é exatamente isso que acontece quando você conhece quais são os traços de caracteres de uma pessoa.  

E não se preocupe, esse é um papo científico e a formação desses traços de caracteres começou lá atrás, a partir do momento que você, eu e todas as pessoas ainda estavam dentro da barriga de nossas mães.  

Desde então, todos nós passamos por 5 fases muito importantes.  

São elas:  

  • Gestação;
  • Amamentação;
  • Primeiros passos;
  • Desfralde;
  • Início da Sexualidade.

Essas fases são tão importantes porque elas são as grandes responsáveis pelo nosso desenvolvimento. Tanto em relação ao seu modo de ser, pensar e agir, quanto da formação do seu corpo.  

Em outras palavras, você é quem você é devido por causa disso. E não basta apenas estar vivo e passar por essas etapas para que os traços se desenvolvam. Existe um certo gatilho que estimula a sua formação.

E esse gatilho é uma dor. Um trauma. Um trauma que é tão profundo e tão forte que gera uma verdadeira transformação. E essa transformação ocorre com ajuda do nosso sistema nervoso e tem um objetivo muito claro.  

O de nos ensinar recursos para que cada um de nós consiga lidar com os nossos grandes traumas. Sendo capazes de, mesmo com a sua presença, ter uma vida boa, plena e feliz. 

E se você quiser saber mais sobre isso é só nos acompanhar nesta leitura para entender mais sobre cada um dos 5 traços de caracteres e como todo esse processo de desenvolvimento do seu corpo e mente começou. 

Os 5 traços de caráter

Até aqui você já sabe que existiram grandes traumas durante as 5 fases que citamos na introdução deste conteúdo. 

Foi a partir essa relação entre trauma e momento do nosso desenvolvimento que resultou na formação de cada um dos cinco traços de caracteres. 

Aqui, n’ O corpo explica, chamamos esses traumas de medo, sendo que, em cada uma das cinco fases, um medo é percebido por cada um de nós.  

O que vai determinar o quanto vamos desenvolver de cada traço é a intensidade de medo que percebemos ao longo dessa nossa trajetória de crescimento. 

E essa relação se estabelece da seguinte forma: 

  • Na fase da gestação, o grande medo que sentimos é o medo da rejeição. O resultado disso dá origem a formação do traço de caráter esquizoide.
  • Na fase da amamentação, o grande medo que sentimos é o medo do abandono. O resultado disso dá origem a formação do traço de caráter oral.
  • Na fase dos primeiros passos, o grande medo que sentimos é o medo da manipulação. O resultado disso dá origem a formação do traço de caráter psicopata.
  • Na fase do desfralde, o grande medo que sentimos é o medo da humilhação. O resultado disso dá origem a formação do traço de caráter masoquista.
  • Na fase do início da sexualidade, o grande medo que sentimos é o medo da traição. O resultado disso dá origem a formação do traço de caráter rígido.

Como traço de caráter se desenvolve na prática

Perceba que todos nós vivemos cada uma dessas etapas e o que vai determinar que eu, que vos escreve, seja absolutamente diferente de você, no modo de sentir, agir e pensar, é a intensidade com a qual eu vivi cada um desses medos. 

Talvez, minha mãe tenha passado por grandes dificuldades na vida dela, enquanto eu estava dentro de sua barriga. Naturalmente, todas essas dificuldades se refletiram no seu estado fisiológico, o que me deu a percepção que a barriga da minha mãe não me queria por ali. 

Isso fez com que o meu sistema nervoso procurasse mecanismos para sobreviver nesse mundo. O resultado disso é que eu tenho bastante do traço de caráter esquizoide. 

Mas, talvez, essa não tenha sido exatamente a sua realidade. Pelo contrário, talvez a sua mãe tenha tido um período de gravidez incrível, o que não te impediu de desenvolver ao menos um pouco do traço de caráter esquizoide. 

Entretanto, bem diferente do meu caso. E não é apenas a minha mente que se transformou com isso. O meu corpo também mudou e é dessas características que foram enraizadas lá atrás que eu consigo entender isso melhor. 

É por essa razão que a análise corporal é tão importante. Até mesmo porque, é claro que eu não tenho apenas o traço de caráter esquizoide em mim. 

Todos temos pelo menos um pouco de cada um dos 5 traços de caráter. E quando fazemos a nossa análise conseguimos descobrir como foi a nossa formação e como aproveitar cada característica nossa pra viver da melhor maneira possível. 

O Corpo Explica

View Comments

Share
Published by
O Corpo Explica

Recent Posts

O Corpo Explica a Autossabotagem

Já parou pra pensar que o seu maior inimigo pode ser aquele que você enxerga…

2 anos ago

Qual é a Relação entre Amor próprio e Relacionamento Saudável

A grande maioria dos relacionamentos começa com um simples olhar. É claro que isso não…

3 anos ago

4 Tipos de Problemas que Atrapalham a sua Vida

O ser humano precisa compreender a si mesmo e, com base nessa informação, ele poderá…

3 anos ago

Sou um procrastinador? O que é isso? Leia agora e não deixe para depois

E o que é a procrastinação senão o ato de deixar uma tarefa, uma obrigação,…

3 anos ago

Nem Toda Gratidão é Positiva

Agora me responda, com sinceridade. É mesmo justo abrir mão de tudo o que você…

3 anos ago

Liderança – O que caracteriza um bom líder

Embora estejamos falando de uma prática que está em constante processo de evolução e que…

3 anos ago